Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-PR: Curitiba em ação

CEBI-PR: Curitiba em ação
15 de setembro de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
“O MEU” ou “O NOSSO” Relato de uma experiência com a LPB no Encontro Nacional da PJ.
Aconteceu no dia 03 de Agosto de 2014, na Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa, município de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, o encontro de Formação para Ministros, com o tema “Introdução à Bíblia”. A assessoria foi do teólogo, poeta e militante, membro do CEBI e das CEBs na capital paranaense, João Santiago, a convite do Padre Jaime Schmitz, coordenador do CEBI no Paraná. O evento contou com a presença de 75 (setenta e cinco) participantes, mulheres e homens, vindos de quatro municípios vizinhos. Além de Fazenda Rio Grande, estiveram presentes Mandirituba, Pien e Contenda.
O encontro teve início com um momento de espiritualidade, onde a acolhida e o envio à missão e ao discipulado encorajou a todos/as a formar comunidades de pentecimento e a seguir Jesus servindo aos pobres e necessitados. Foi um dia de troca de experiências, onde o assessor e o grupo, numa cumplicidade profética, dialogaram esperançosamente em torno da Palavra de Deus e da missão dos/as batizados/as.
À tarde, após breve retomada refletindo sobre os livros da Bíblia, sua origem e sua historicidade, foi feito um trabalho de grupo. A partir do texto, “A Bíblia e a historicidade dos fatos”, de Ildo Bohn Gass, os grupos apresentaram “três impressões-aprendizados e ou questionamentos que me fizeram crescer, a partir do estudo da manhã e do texto lido”. Foi um momento de extraordinária riqueza. Os seis grupos, organizados no grande salão, entregaram-se à reflexão e teceram muitos elogios ao texto e ao processo de aprendizado. “Aprendemos mais a descobrir o que a Bíblia tem para nos dar e como conseguir tirar do texto bíblico, o máximo de sua intenção”, disseram os representantes dos grupos ao apresentarem a síntese dos trabalhos.