CEBI em destaque

CEBI Planalto: Edital e formulário de inscrição para a Oficina/Curso de Arte-Educação, Evangelização Popular e Metodologia de Trabalho com o Riso

Edital n° 01/2021

PROCESSO SELETIVO
OFICINA/CURSO DE ARTE-EDUCAÇÃO, EVANGELIZAÇÃO POPULAR E
METODOLOGIA DE TRABALHO COM O RISO

A Comunidade Bem-Viver, o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), o Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC) e a Universidade Católica de Brasília (UCB), tornam pública a realização do Processo Seletivo para o preenchimento de vagas referente a Oficina/Curso de Arte-Educação, Evangelização Popular e Metodologia de Trabalho com o Riso, turma de 2021 do Distrito Federal e Entorno, mediante as condições estabelecidas neste edital.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. A seleção estará sob a responsabilidade da Coordenação da Oficina/Curso de Arte-Educação, Evangelização Popular e Metodologia de Trabalho com o Riso, obedecidas as normas deste Edital.
1.2. Os/as candidatos/as selecionados/as estarão vinculados/as às regras deste edital.
1.3. O Programa da Oficina/Curso consta no Anexo I deste edital.

2. DO CURSO
2.1. A Oficina/Curso de Arte-Educação, Evangelização Popular e Metodologia de Trabalho com o Riso conjuga a pesquisa acadêmica com as práticas sociais, através de espaços de partilha e aprofundamento teórico e prático acerca do mundo da arte-educação, evangelização popular e do trabalho metodológico com o riso. Objetiva oferecer formação teórico-prática capacitando quem deseja atuar como Missionária/Missionário da Alegria, a fim de promover uma evangelização popular que contribua na semeadura do esperançar, no cultivo da empatia, no empoderamento dos pobres e oprimidos e na construção de uma sociedade justa e solidária.
2.2. As experiências partilhadas na Oficina/Curso, acrescidas de elementos de reflexões trazidas das ciências sociais e da análise de conjuntura, possibilitarão uma melhor compreensão da realidade e do trabalho missionário. Terá relevância as experiências do Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC) e do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI). O primeiro, que desde 1968, tem realizado brincadeiras como coisa séria junto a criançada. O segundo, que desde 1979, tem realizado leitura crítica/libertadora da Bíblia junto aos injustiçados deste país; e ambos têm trabalhado com a Educação Popular.
2.3. A Oficia/Curso também oferecerá oficinas de trabalhos práticos, que assegurarão ao missionário e a missionária um ganho qualitativo na dinamização e pistas concretas de como realizar uma missão popular de alegria e riso.

2.4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2.4.1. Possibilitar a troca de saberes teóricos e “utilitários” relacionados às práticas sociais com o riso e com missões populares para “ir onde o povo estar”.
2.4.2. Incentivar o surgimento de Missões Populares e Oficinas de Riso e Alegria.
2.4.3. Contribuir com o protagonismo/empoderamento da população em vulnerabilidade, habitantes de territórios esquecidos e abandonados pelos poderes público e civis, com especial atenção às crianças/adolescentes, juventude negra e mulheres.

2.5. CONTEÚDO DO CURSO:
2.5.1. Contexto/conjuntura religiosa, política e social.
2.5.2. Evangelii Gaudium e sua motivação para um cristianismo em saída.
2.5.3. Evangelizar conforme Jesus bíblico e os cristãos do primeiro século.
2.5.4. O que é e como fazer Arte-Educação e Evangelização Popular.
2.5.5. Teoria do Riso – Felicidade, Alegria e Bem Viver.
2.5.6. História dos Espetáculos e do Circo.
2.5.7. Metodologia e técnicas de Palhaçaria.
2.5.8. Teatro do Oprimido.
2.5.9. Construção de uma Missão Popular/Espetáculo.
2.5.10. Pernas, mãos e riso na massa: Experiência em uma Missão Popular.

3. DAS PARCERIAS
A Oficina/Curso de Evangelização Popular e Metodologia de Trabalho com o Riso oferecido no ano de 2021 é promovido pela Comunidade Bem-Viver de Águas Lindas de Goiás em parceria com o Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC), o Centro de Estudos Bíblicos Planalto Central e a Universidade Católica de Brasília (UCB).

4. DO PÚBLICO
A Oficina/Curso de Evangelização Popular e Metodologia de Trabalho com o Riso é aberto a toda e qualquer pessoa que deseja atuar como Missionária da Alegria em situações de tristeza e abandono social, independentemente da crença, religião, etnia, raça, sexo, orientação sexual, formação escolar ou postura ideológica.

5. DA CARGA HORÁRIA
5.1. A Oficina/Curso terá carga horária de 110 horas, distribuídas em três etapas: Encontros e Atividades Online, Oficinas Práticas (se já houver vacinação contra a covid-19) e Missões Populares. Com data prevista para iniciar em 03 de março de 2021 e término em 22 de Agosto de 2021.
5.1.1. Os encontros online de estudos e trocas de experiência a distância serão realizados pelo aplicativo ZOOM, contabilizando 30 horas de duração e ocorrerão semanalmente, nas quartas-feiras, em datas listadas no Anexo I deste edital, nos horários de 19h30 às 21h. Com exceções: os últimos quatro encontro, que terão a duração de uma hora cada, das 19h30 às 20h.
5.1.2. As atividades (devolutivas sobre os conteúdos do Curso) serão realizadas de forma online pela plataforma Moodle da UCB, contabilizando 20 horas de duração e ocorrerão concomitante os conteúdos estudados.
5.1.3. As Oficinas Presenciais contabilizarão 24 horas de duração e ocorrerão em três sábados, em datas listadas no Anexo I deste edital, nos horários de 8h às 12h e 13h às 17h (se já houver vacinação contra a covid-19).
5.1.3. As Missões Populares contabilizarão 36 horas de duração e ocorrerão em três finais de semana (sextas, sábados e domingos) em datas listadas no Anexo I deste edital, distribuídos entre o momento do “corpo-a-corpo” e a apresentação do espetáculo a ser realizado no domingo, das 17h às 18h30.
5.1.4. As Missões Populares serão compostas por dois momentos: um de contato “corpo-a-corpo”, com visitas às casas, ruas, praças e outros estabelecimentos de determinada localizada/território, listados no Anexo I deste edital; outro, com um espetáculo público e gratuito a ser realizado na mesma localidade/território do primeiro momento. Este espetáculo será construído nos encontros teóricos e nas oficinas práticas da Oficina/Curso.

6. DAS VAGAS
Serão oferecidas 70 (setenta) vagas para a seleção normatizada por este edital.

7. DOS REQUISITOS
7.1. Estar atuando ou querer atuar como missionária/missionário do riso, da brincadeira, da arte, da alegria nas periferias existenciais.
7.2. Identificar-se com os valores do respeito mútuo, diálogo, solidariedade, aceitação da diversidade, cultura da paz e cidadania.
7.3. Ter disponibilidade e comprometer-se com todos os módulos/etapas do curso.
7.4. Participar integralmente das atividades propostas durante o curso.
7.5. Comprometer-se em ser multiplicador/a da proposta do curso.

8. DA INSCRIÇÃO
8.1. O período de inscrição será de 01 à 25 de Fevereiro de 2021.
8.2. As inscrições deverão ser efetivadas mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição online, disponível no endereço eletrônico do CEBI, da UCB, do MAC e da Comunidade Bem-Viver.
8.3. O curso e a inscrição serão gratuitos.
8.4. Alimentação, transporte e despesas particulares são por conta do/da cursista.

9. DA SELEÇÃO
9.1. Obedecerá a dois critérios. Como o Curso é aberto a quem já trabalha ou quer trabalhar com o riso, brincadeiras, arte, alegria, inicialmente a seleção obedecerá a ordem das pessoas inscritas. Porém, caso a quantidade das inscrições ultrapasse o número de 70 pessoas, extrapolando a quantidade máxima que cabe no espaço destinado à realização da modalidade formativa, a Equipe de Coordenação do Curso de Evangelização Popular e Metodologia de Trabalho com o Riso fará análise dos Formulários de Inscrição (anexo II) e das Cartas de Motivação (anexo III), ambos disponíveis em meio eletrônico conforme o item 8.2 deste edital, para seleção, pautando-se nos requisitos e objetivos deste edital.
9.2. Caso for necessário, a coordenação do curso entrará em contato com o/a candidato/a selecionado/a.
10. DA CERTIFICAÇÃO
10.1. A/o cursista receberá o certificado conforme as horas de sua participação, devidamente registrada por uma ferramenta própria deste Curso.
10.2. O certificado será entregue conforme o cronograma próprio da UCB, com possibilidade de entrega no dia da confraternização de encerramento, no dia 04 de Setembro de 2021, às 19h30.

11. LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO
Os módulos serão realizados a distância (online) pelo aplicativo ZOOM e pela Plataforma Moodle da Universidade Católica de Brasília e as oficinas presenciais em espaço a combinar durante o andamento do Curso, porém no Distrito Federal.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1. Será considerada desistência quando ocorrer ausência de três encontros consecutivos sem nenhuma justificativa à coordenação.
12.2. A averiguação, pela Equipe de Coordenação, da não adaptação do/a cursista aos critérios pré-estabelecidos neste edital ou à metodologia utilizada no Curso, bem como a sua não adequação aos objetivos propostos, poderá implicar no desligamento do/a cursista antes do término do Curso, ficando a critério dessa Equipe a decisão sobre o desligamento.
12.3. As ocorrências não previstas neste edital, os casos omissos e duvidosos serão resolvidos pela coordenação do curso.
12.4. As datas constantes do Anexo I poderão sofrer alterações após o início do curso por parte desta Coordenação, desde que em comum acordo com mais da metade dos/das cursistas frequentes.
12.5. As despesas com transporte, hospedagem (caso seja necessário) e alimentação serão custeadas pelo/a cursista.
12.6. A inscrição pressupõe que o/a candidato/a leu e concordou com todas as disposições deste edital.

ANEXO I
PROGRAMA DA OFICINA/CURSO
FEVEREIRO
1 a 25 Divulgação e inscrição
MARÇO
03 Acolhida e apresentação da Oficina/Curso.
10 Contexto/conjuntura social, política e religiosa.
17 Evangelii Gaudium e sua motivação para um cristianismo em saída.
24 Evangelii Gaudium e sua motivação para um cristianismo em saída.
31 Evangelização conforme Jesus bíblico e seu contexto histórico.
ABRIL
07 Evangelização conforme os cristãos do primeiro século e seu contexto histórico.
14 Arte-Educação Popular.
21 Evangelização Popular.
28 Teoria do Riso – Felicidade, Alegria e Bem Viver.
MAIO
05 Teoria do Riso – Arte e o Sentido da Vida.
12 História dos Espetáculos e do Circo.
19 Metodologia e técnicas de Palhaçaria.
26 Metodologia e técnicas de Palhaçaria.
JUNHO
02 Metodologia e técnicas de Palhaçaria.
09 Teatro do Oprimido.
16 Teatro do Oprimido.
23 Construção do espetáculo/missão (Encontro de apenas uma hora de duração).
30 Construção do espetáculo/missão (Encontro de apenas uma hora de duração).
JULHO
03 Das 8h às 17 – Se já houver vacinação contra a covid-19: Oficina de Palhaçaria. Local a combinar.
07 Construção do espetáculo/missão (Encontro de apenas uma hora de duração).
17 Das 8h às 17 – Se já houver vacinação contra a covid-19. Oficina de Teatro do Oprimido. Local a combinar.
21 Construção do espetáculo/missão (Encontro de apenas uma hora de duração).
31 Das 8h às 17 – Se já houver vacinação contra a covid-19. Ensaio geral do Espetáculo. Local a combinar.
AGOSTO
06, 07 e 08 Missão no Trecho 4 – Região Serrinha – Distrito Federal (Espetáculo das 17h às 18h30 do dia 08).
13, 14 e 15 Setor da Escola Classe 66 – Sol Nascente – Distrito Federal (Espetáculo das 17h às 18h30 do dia 15 de Agosto).
20, 21 e 22 Missão na Invasão ou no Jardim América II – Águas Lindas de Goiás (Espetáculo das 17h às 18h30 do dia 22).
SETEMBRO
04 às 19h30 Encerramento, confraternização e possível entrega de certificados (Local a combinar).

 

Ficha de Inscrição : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5NXfJDS9x9KBM99unMhLkb-562mXVN4Pik-TJMsWAfVPSjA/viewform

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×