Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI Planalto Central – Curso Metodologia do Trabalho com o Riso conclui atividades

CEBI Planalto Central – Curso Metodologia do Trabalho com o Riso conclui atividades
9 de agosto de 2021 Comunicação

 

O curso Arte-Educação, Evangelização Popular e Metodologia do Trabalho com o Riso encerrou no sábado, 31 de julho, com a presença de 17 participantes. O evento, realizado desde março deste ano, contou com encontros e atividades online.

A formação foi uma iniciativa da Comunidade Bem-Viver de Águas Lindas (GO), Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC), Centro de Estudos Bíblicos (Cebi) do Planalto Central e Universidade Católica de Brasília. Teve como objetivo “oferecer formação teórico-prática capacitando quem deseja atuar como missionário(a) da Alegria, a fim de promover uma evangelização popular que contribua na semeadura do esperançar, no cultivo da empatia, no emponderamento dos pobres e oprimidos e na construção de uma sociedade justa e solidária”.

Durante os encontros, foram apresentadas as seguintes temáticas: “Evangelii Gaudium e sua motivação para um cristianismo em saída”; “Evangelização a partir do Jesus bíblico e os cristãos do primeiro século”; “O que é e como fazer Arte-Educação e Evangelização Popular”, “Teoria do Riso – Felicidade, Alegria e Bem Viver”, “História dos Espetáculos e do Circo”; “Metodologia e técnicas de Palhaçaria”; “Construção de uma missão popular/espetáculo” e “Pernas, mãos e riso na massa: experiência em uma missão popular”.

Para Rita Pedrosa, de Fortaleza (CE), o curso ajudou a “respirar melhor”. “Eu consegui me soltar. Trouxe luz, me fez mais alegre. Renovei a minha fé”, afirmou.

A irmã Hosana Francisca, de São Paulo (SP), considerou rica a experiência de estar em um grupo tão diversificado, com pessoas de diferentes religiões.  “Há uma abertura de diálogo com Jesus Cristo, as igrejas, e que possamos continuar com esse espírito de que Jesus dialoga com todos”. A religiosa destacou, ainda, que para além das questões práticas sobre palhaçaria houve o estudo da Evangelli Gaudium. “Nos deu um embasamento muito bom para trabalharmos. Conhecer um pouco mais esse Jesus histórico fortalece nossa crença de que Deus está próximo e que podemos fazer como ele fez também”.

Elisabeth de Natale, de Maringá (PR), elogiou a seleção do material, das músicas. “Fizeram isso com maestria, com zelo e dedicação. Trouxe cultura, aprendizado, uma partilha maravilhosa”, acrescentou.

 

Texto: Eliane Muniz/Equipe de Comunicação do CEBI Planalto Central – Imagem arquivo do Curso.