Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

CEBI pelo mundo: Leitura Popular na Holanda

CEBI pelo mundo: Leitura Popular na Holanda
25 de abril de 2016 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI pelo mundo: Leitura Popular na Holanda
A representante oficial de programas da Igreja Protestante da Holanda para as relações com o Brasil, Hester Oosterbroek, deu seu depoimento sobre a relação de troca com o CEBI.

Leia abaixo.

Já faz muitos anos que a nossa igreja da Holanda tem uma relação com o CEBI. Nos últimos anos essa relação se aprofundou ainda mais  através de visitas, intercâmbio e tradução  materiais, para além do apoio financeiro. Uma pastora holandesa está trabalhando e aprendendo com o CEBI este ano. Assim, a nossa relação segue se fortalecendo, e estamos trabalhando nas nossas igrejas e comunidades com o método da leitura popular.

No sábado do dia 16 de abril, ministrei uma oficina sobre a leitura popular num dia nacional da igreja, ocasião na qual quisemos informar o pessoal sobre o trabalho dos nossos parceiros em outros países e, também, envolver as comunidades numa aprendizagem mutua.

Fizemos um estudo bíblico sobre o texto do caminho a Emaús. Em pequenos grupos as pessoas refletiram sobre a pergunta: quem são os dois que estão no caminho a Emaús? Trabalhei com os grupos da maneira que aprendi com o CEBI, perguntando pela vida, lendo outros textos. A ideia de que possa ser um casal que está falando com Jesus foi nova para muitos e muitas. Expliquei como nas comunidades se trabalha este texto no Brasil,  como se procuraram  as vozes de mulheres nos textos bíblicos e como isso é importante para mulheres (não só no Brasil). Dei-me conta de que para as mulheres presentes, foi importante, quem sabe até libertador, esta descoberta.

As pessoas que participaram da oficina se interessaram pela metodologia da leitura popular e o trabalho do CEBI no Brasil. Esperamos que continuem seguindo o trabalho do CEBI nas suas igrejas protestantes! Para mim foi um símbolo forte de serem irmãs e irmãos, mesmo vivendo tão longe e em diferentes realidades!