CEBI em destaque

CEBI-PE: Dai-lhes vós de comer – Assembleia Estadual 2015

CEBI-PE: Dai-lhes vós de comer - Assembleia Estadual 2015
Foi num contexto de quaresma que preparamos, conjuntamente, a nossa assembleia estadual.  E, na alegria da ressureição que a realizamos em Caruaru – Alto do Moura, na Sede da Associação CRER e SER, nos dias 11 e 12 de abril de 2015.
Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? João 6:9. O povo do Agreste ofereceu os lanches, a Associação CRER e SER o espaço, as Irmãzinhas da Assunção e o povo de Caruaru acolheu para a dormida. Cada participante deu um pouco do seu e assim se fez. 
A assembleia iniciou (11/04) com um estudo dirigido por Dom Sebastião Armando Gameleira sobre metodologia e conteúdo da leitura popular da Bíblia. De fato, o nosso assessor, com rápidas pinceladas, nos motivou a buscar na atual conjuntura política, social, econômica, cultural e religiosa do Brasil e do mundo os nossos caminhos metodológicos e conteúdos programáticos. Foi como se nos dissesse que o maior desafio e motivação para ler a Bíblia deve continuar sendo a vida. E, é ela mesma, a vida, que faz as perguntas e dá as respostas.
Dando continuidade, no domingo (12/04), dia consagrado ao Deus da vida, e, portanto à convivência entre os que se amam, elegemos os/as coordenadores/as Benedito, Valquíria e Godoy (Sertão Petrolina), Davi, Ivani e Zé Cardoso (Agreste), Josélio -representante do estado junto ao Regional, Sônia, Vera e Sílvia (Litoral). 
Seguindo, incorporamos ao planejamento do estado as reflexões e sugestões que enviaremos ao CEBI Nacional, como contribuição do estado para a elaboração do Plano Trienal Nacional. Deste modo, assumimos os eixos Juventudes e Justiça Socioambiental, acrescendo, como especificidade de Pernambuco, o eixo Formação para Assessoria.
Juventudes
Problemas que destacamos: 
• Uso de drogas;
• Mídias sociais e a não educação para o uso;
• Redução da Maioridade Penal.
As mudanças que queremos:
• Processos metodológicos adequados às demandas especificas das juventudes de modo a despertar o interesse pela LPB e seus frutos;
• Jovens incluídos em todas as instâncias do CEBI;
• Jovens voltados para a vida comunitária.
As ações que planejamos:
• Construir comunidade com as pessoas jovens das nossas relações (começar em casa, no trabalho, no nosso entorno);
• Promover formação bíblica e consequentemente comunitária voltada para Jovens e Adolescentes (ex: Escola Bíblica, Círculo Bíblico).
Justiça Socioambiental
Problemas que destacamos: 
• Uso indevido da água (acesso, tratamento, utilização, esgotamento sanitário);
• Uso indiscriminado e criminoso de defensivos agrícolas;
• Desmatamento.
As mudanças que queremos:
• Pessoas e comunidades sendo conscientizadas de que a utilização dos recursos naturais e o trato com a terra é uma questão de ética e responsabilidade humana.
As ações que planejamos:
• Assumir como temas transversais e imprescindíveis em todos os eventos do estado momentos de reflexão acerca de assuntos tais como: uso ético da água, segurança alimentar, agricultura orgânica, resistência das pessoas que fazem agricultura familiar.
• Incorporar aos nossos encontros práticas responsáveis, tais como: separação do lixo, alimentação saudável, exercícios físicos, etc.
Formação para Assessoria
Problemas que destacamos: 
• Ausência de formação para pessoas oriundas de grupos de aprofundamento e já com capacidade para assessorar, porém sem oportunidade de partilha do conhecimento com assessores/as mais experientes;
• Necessidade de reciclagem de assessores/as que estão na caminhada a algum tempo, face aos desafios da atualidade.
As mudanças que queremos:
• Novos assessores em processo de formação permanente;
• Assessores experientes em processo de atualização e partilha das experiências acumuladas;
• Espaço propício para refletir sobre metodologia e conteúdo partir da realidade do estadão.
 
As ações que planejamos:
• Criação de uma Escola Bíblica Estadual de Assessores – com a assessoria de Dom Sebastião Armando Gameleira.
Depois de um almoço regado a sarapateu, carne de sol e outras iguarias da terra, no meio de uma tarde ensolarada, típica do agreste Pernambucano, embaixo de um pé de juá, inspirados/as  pelo envio relatado em Lucas 10,1-16, seguimos, aos grupos para nossas regiões, revigorados/as para continuar a missão.
Muito ainda se poderia falar sobre a assembleia, por agora, partilhamos a alegria de saber que os resultados esperados e ações planejadas, serão os frutos recolhidos nos muitos balaios tecidos pela solidariedade entre os pobres. 
Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido. João 6:13.
Recife, abril/2015
Sílvia Souza
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×