Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-PA Em sintonia e apoio aos povos indígenas do Baixo Tapajós e Arapiuns

CEBI-PA Em sintonia e apoio aos povos indígenas do Baixo Tapajós e Arapiuns
8 de junho de 2017 Centro de Estudos Bíblicos
O CEBI-PA, através de Conceição Evangelista, acompanhou, nos dias 005 e 06 de junho, Seminário dos Povos indígenas do Baixo Tapajós e do Rio Arapiuns.

“Esses povos indígenas estão sofrendo muito, com grilagem de suas terras, morte de suas lideranças, ameaças e criminalização de suas lutas”, lembrou Conceição.

“Neste seminário, eles chamaram todos os movimentos sociais e pessoas de boa vontade que se solidarizem com sua luta.”

As decisões tomadas ao final do evento foram na linha de unificar a luta e criar uma grande frente de resistência e de defesa da terra, dos rios e da floresta, fontes da sobrevivência de indígenas, ribeirinhos e quilombolas. A luta seja no campo, na floresta, na cidade tem um inimigo comum. Uma das frentes é o esforço comum contra a criação do porto de Maicá, que visa a exportação de soja da multinacional Cargil, no lago de mesmo nome. Com a construção do porto, o Lago de Maicá, local de pesca e vida das comunidades ribeirinhas, seria privatizado, acabando com a sobrevivência das comunidades que vivem ao longo desse lago.

Promovido pela CITA (Conselho Indígena Tapajós Arapiuns), o evento foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém. Também se fizeram presentes representantes do MST, da FASE e outras entidades. Destacou-se presença de quatro mulheres caciques em suas respectivas aldeias.

Fonte: Texto enviado pelo CEBI/PA.