Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-MT: Para que sejais santos como eu sou santo! (cf. Lv 19,2)

CEBI-MT: Para que sejais santos como eu sou santo! (cf. Lv 19,2)
28 de maio de 2012 Centro de Estudos Bíblicos

Reuniu-se, no fim de semana de 25-27 de maio, um grupo de 47 pessoas na cidade de Várzea Grande. Pessoas vindas da Bolívia, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul participaram do seminário: "Como viver com as diversidades" sob assessoria de Maria Soave Buscemi.

Foram três dias de muita partilha, reflexões da vida e da Bíblia, redescoberta de algumas palavras no campo semântico e que nos deixaram atentos/as aos seus significados. Destaque para as palavras em sua origem e suas diferenças: safada, lésbica, vadiagem, lunático, homoafetividade, homoefetividade, heteroafetividade, heteroefetividade, Elohim, denegrir, histeria…. Uma das ênfases foi para o  termo santo, em hebraico Kadosh, que traz como significados ‘sagrado', ‘separado', ‘diferente' e que em diversas igrejas fixam-se somente no primeiro significado.

A partir daí, foi refletido sobre o diferente, as diferenças e as diversidades na sociedade (a violência ocorre quando há uma coisificação das pessoas; relações afetivas alicerçadas no próprio umbigo; a família é o espaço de relações onde se exerce o cuidado; a destruição das relações que se fazem a partir de certas instituições; …) e em alguns textos bíblicos (Gn 1-11; Ex 3,7-15; Ex 20,1-17; Jz 19; At 8,26-40).

No sábado, dia 26, houve uma celebração em sintonia com as igrejas cristãs, iluminados/as às reflexões da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Em seguida, uma agradável confraternização com comes, bebes, risos, cantos, danças, envolvendo num verdadeiro ciclo de amizade.

Pela avaliação, o Seminário foi muito bom. Ficou o gostinho de divulgar mais as reflexões e produções de materiais do CEBI nos grupos, inclusive na Bolívia.  O grupo também se propôs a ampliar as discussões relacionadas à diversidade, aprofundando os textos bíblicos estudados. E ficou definido que será realizado um encontro com jovens, partindo dos/as participantes deste grupo, à luz de Jz 19 ou de outro texto utilizado neste final de semana.

Em seguida, houve o envio das pessoas às suas casas e terras, com a exposição e depois troca de plantas nativas (frutíferas, medicinais e ornamentais). Continuou-se em oração com a unção das mãos à base de fragrância de lavanda, abraços e afagos, demonstrando a fraterna afinidade adquirida nesses dias.

"Eu não posso ser se você não é. Isto é relação."