CEBI em destaque

CEBI-MT: Para que sejais santos como eu sou santo! (cf. Lv 19,2)

Reuniu-se, no fim de semana de 25-27 de maio, um grupo de 47 pessoas na cidade de Várzea Grande. Pessoas vindas da Bolívia, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul participaram do seminário: "Como viver com as diversidades" sob assessoria de Maria Soave Buscemi.

Foram três dias de muita partilha, reflexões da vida e da Bíblia, redescoberta de algumas palavras no campo semântico e que nos deixaram atentos/as aos seus significados. Destaque para as palavras em sua origem e suas diferenças: safada, lésbica, vadiagem, lunático, homoafetividade, homoefetividade, heteroafetividade, heteroefetividade, Elohim, denegrir, histeria…. Uma das ênfases foi para o  termo santo, em hebraico Kadosh, que traz como significados ‘sagrado', ‘separado', ‘diferente' e que em diversas igrejas fixam-se somente no primeiro significado.

A partir daí, foi refletido sobre o diferente, as diferenças e as diversidades na sociedade (a violência ocorre quando há uma coisificação das pessoas; relações afetivas alicerçadas no próprio umbigo; a família é o espaço de relações onde se exerce o cuidado; a destruição das relações que se fazem a partir de certas instituições; …) e em alguns textos bíblicos (Gn 1-11; Ex 3,7-15; Ex 20,1-17; Jz 19; At 8,26-40).

No sábado, dia 26, houve uma celebração em sintonia com as igrejas cristãs, iluminados/as às reflexões da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Em seguida, uma agradável confraternização com comes, bebes, risos, cantos, danças, envolvendo num verdadeiro ciclo de amizade.

Pela avaliação, o Seminário foi muito bom. Ficou o gostinho de divulgar mais as reflexões e produções de materiais do CEBI nos grupos, inclusive na Bolívia.  O grupo também se propôs a ampliar as discussões relacionadas à diversidade, aprofundando os textos bíblicos estudados. E ficou definido que será realizado um encontro com jovens, partindo dos/as participantes deste grupo, à luz de Jz 19 ou de outro texto utilizado neste final de semana.

Em seguida, houve o envio das pessoas às suas casas e terras, com a exposição e depois troca de plantas nativas (frutíferas, medicinais e ornamentais). Continuou-se em oração com a unção das mãos à base de fragrância de lavanda, abraços e afagos, demonstrando a fraterna afinidade adquirida nesses dias.

"Eu não posso ser se você não é. Isto é relação."

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×