CEBI em destaque

CEBI-MS participa do IV Encontro Continental da Nação Guarani na Argentina

CEBI-MS participa do IV Encontro Continental da Nação Guarani na Argentina

Aconteceu entre os dias 21 a 25 de setembro de 2015 o IV Encontro Continental da Nação Guarani no tekohá  Ka’akupe, município de Ruiz de Montoya, província de Misiones na Argentina. O encontro foi inspirado pelo tema “Yvy marae’y: Territorio, justicia e libertad” e reuniu delegações do Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai, em que se refletiu sobre os grandes desafios enfrentados pelos povos Guarani em todos os territórios nacionais, com objetivo de promover a formulação de debates e diretrizes de fortalecimento do povo Guarani.

Segundo os organizadores mais de 600 pessoas participaram do encontro, com a presença de diversos povos Guarani, entre eles Kaiowá, Mbyá, Ñandeva e Avá, além de entidades apoiadoras da causa indígena, como o CEBI-MS, representado por Eder e Juliana.

Durante todo o encontro, o qual foi realizado em um território indígena, muito aprendemos a respeito desta cultura, especialmente da perspectiva civilizatória da tradição caracterizada pelo ‘Bem Viver’, que se fundamenta em outra lógica de existência e perpassa pela valorização da vida em harmonia com a Mãe Terra, a reciprocidade em todos os níveis, a experiência cotidiana com o sagrado, a valorização da sabedoria dos anciãos, a simplicidade, a dimensão festiva da vida, ou seja, valores diferentes da percepção da sociedade não indígena, que promove a destruição da natureza em prol do progresso, a concorrência desleal, a dominação dos mais fortes, dentre tantos outros projetos que se convertem em injustiças, sobretudo de cunho sócio-ambiental.

Diante de todos os impasses que violam os direitos e a vida dos povos indígenas presentes na atual conjuntura, manifestamos nosso apoio e solidariedade a todos esses povos convictos na prática do Evangelho de Jesus, que disse: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo, 10-10).

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×