Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-MS: Bíblia como símbolo de luta para o povo terena

CEBI-MS: Bíblia como símbolo de luta para o povo terena
31 de março de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI-MS: Bíblia como símbolo de luta para o povo terena
Cerca de 15 catequistas da nação terena participaram de um encontro sobre o papel da Bíblia na catequese indígena. A atividade aconteceu neste domingo, 30 de março, na Aldeia Tereré, município de Sidrolândia, a 70 Km de Campo Grande/MS.

Uma vez que a Bíblia já se faz presente na vida do povo terena, “cristianizado” tanto por católicos como por evangélicos, o desafio que se coloca é como fazer com que os textos bíblicos sejam instrumento de libertação para os primeiros habitantes destas terras.

Viúvas na luta por seus direitos são modelo de oração

Os/as catequistas, em sua maioria lideranças jovens vinculadas à ICAR, puderam falar de seus sonhos e dificuldades, em especial a ausência de atendimento mínimo de saúde, a falta de moradia digna, de transporte escolar e da própria terra. O texto da viúva que enfrenta o juiz na exigência de seus direitos (Lc 18,1-5) foi motivador para que o grupo pudesse falar do processo de entender, transmitir, e praticar a Bíblia de forma libertadora. Samir Gabriel, viúva do líder indígena terena Oziel Gabriel, assassinado em 30 de maio de 2013, estava presente. O grupo também se lembrou do viúvo da indígena Débora, atropelada há poucos dias nas imediações da aldeia.

Localizada na área urbana do Município de Sidrolândia/MS, a Aldeia Tereré abriga cerca de 300 famílias indígenas e possui fortes vínculos com a Aldeia Buriti, área que vem sendo retomada pelo povo Terena.

O encontro foi assessorado por Edmilson Schinelo, do CEBI.