Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-Grande São Paulo: Profecia, resistência aos desmandos do reinado.

CEBI-Grande São Paulo: Profecia, resistência aos desmandos do reinado.
4 de setembro de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
“O MEU” ou “O NOSSO” Relato de uma experiência com a LPB no Encontro Nacional da PJ.

Nos dias 30 e 31 de agosto, o CEBI-Grande São Paulo realizou o terceiro encontro de Formação Bíblica Permanente para as pessoas que ajudam na assessoria aos mais diversos grupos. O tema aprofundado foi Profecia no tempo do rei Salomão e no Reino dividido. Éramos um grupo de 58 participantes, desfrutando da bela assessoria de Ildo Bohn Gass.

Os temas históricos devem ser revisitados, pois é da compreensão dos acontecimentos vividos pelo povo da Bíblia que nos vem a melhor percepção dos textos bíblicos como luz para a nossa caminhada hoje. Ildo nos levou a olhar atentamente os primórdios do reinado em Israel, ao norte da Palestina, e em Judá, ao sul, dando ênfase ao comportamento dos reis e à resistência profética diante de seus desmandos.

Nestes dias que precedem as eleições, foram muito interessantes as atualizações feitas. Trouxemos para o Brasil de hoje os governantes do século VIII a.C., tecendo paralelos que nos ajudam a entender a disputa de projetos em nossa sociedade. Quanto aos profetas Elias e Eliseu, Amós e Oséias, o estudo nos ajudou a assumir melhor a nossa vocação profética enquanto CEBI. É interessante notar como o econômico, o político, o social e o religioso estão intimamente ligados, seja no Antigo Israel, seja no nosso Brasil hoje.