Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-GO realiza encontro celebrativo SER-TÃO CEBI em terras cerradeiras

CEBI-GO realiza encontro celebrativo SER-TÃO CEBI em terras cerradeiras
19 de setembro de 2016 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI-GO realiza encontro celebrativo "SER-TÃO CEBI em terras cerradeiras"
A cada três anos, pessoas do CEBI-GO que já participaram de modalidades formativas relacionadas à Leitura Popular da Bíblia encontram-se para celebrar e fortalecer a Esperança.

O evento é denominado Encontro Celebrativo, e acontece mediante uma temática relacionada à caminhada do Estado e à conjuntura sociopolítica. Este ano celebrou-se na cidade de Anápolis, nos dias 02 a 04 de setembro, a partir do caminho de Emaús (Lc 24, 13-35), com a assessoria da Pastora Romi Bencke (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB).

O encontro ocorreu em forma de diálogos com o jeito de SER-TÃO CEBI em terras cerradeiras. Estes diálogos foram provocados pela pergunta: “O que vocês estão conversando pelo caminho?” Indagação que se desdobrou em várias rodas de conversas, ganhando rostos, identidades e especificidades, ficando assim: “O que vocês estão conversando pelo caminho sobre Conjuntura? Juventudes e Urbanidades? Cerrado? Povos Originários e Comunidades Tradicionais? Leituras Feministas e de Gênero? Ecumenismo? Que ambiguidades essas conversas trazem, nesse contexto de golpe à democracia brasileira que nos deixam entristecidas e entristecidos como o casal de Emaús?

Ao escutar as partilhas das rodas de conversa, a Romi alertou: “Parecem temas isolados, mas não são, pois é o capitalismo expandindo-se numa linguagem única”. E continuou: “tudo o que se contrapõe ao capitalismo cria diversidade”.  Além disso, Romi levantou reflexões a partir do evangelho da comunidade de Lucas. Ela disse: “Foi um momento de partilha dos desafios para a Leitura Popular da Bíblia. A reflexão partiu da proposta do evangelho de Lucas, voltado para a população não judaica. É um evangelho da diversidade, pois valoriza diferentes culturas, valoriza as mulheres e seu protagonismo junto ao movimento de Jesus. É um evangelho que critica a pobreza e o acúmulo de riquezas.

O texto do evangelho de Lucas provoca para as conversões, no sentido de mudanças de posturas para a superação das desigualdades”. Falou ainda: “a comunidade de Lucas é plural”. E questionou: “quais são os códigos de pureza que nos separam hoje? Que não nos permitem a comunhão de mesa?”

O grupo era constituído por 34 pessoas provenientes das microrregiões do CEBI em Orizona, Aparecida de Goiânia, Campos Belos, Itumbiara, Bela Vista, Anápolis e Goiânia. Trindade, Catalão e Caldas Novas justificaram ausência. Significativo ainda destacar a presença da Pastoral da Juventude católica, região Centro-Oeste. Bem como, a presença da Reverenda Tatiana Ribeiro, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) e a visita do bispo anglicano Dom Maurício, no dia 03/09, no período da tarde.

Para finalizar registra-se que foram escritas duas cartas no Encontro Celebrativo. Uma em solidariedade aos presos políticos Luiz Batista Borges, Valdir Misnerovicz e Lázaro, que lutam por reforma agrária, porém estão com a liberdade cerceada, acusados de serem lideranças de organizações criminosas. Outra, uma indignação contra o golpe à democracia e aos direitos sociais historicamente construídos. Golpe a serviço do deus mercado.

Partilha do CEBI-GO, 18/09/2016.