Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-GO: Oficinas de Teatro do Oprimido e de Bonecos acontece em Goiânia

CEBI-GO: Oficinas de Teatro do Oprimido e de Bonecos acontece em Goiânia
28 de maio de 2018 Centro de Estudos Bíblicos
O Curso de Educação Popular e Metodologia do Trabalho com Adolescentes e Crianças continua, conforme o planejado, no Centro Cultural Caravídeo, em Goiânia-GO. No mês de maio de 2018 aconteceu o 4º módulo com as três turmas, o qual teve como temática “Oficinas do Teatro do Oprimido e de Bonecos”.

Sobre o curso, Isabela Almeida diz: “Eu saio daqui totalmente diferente a cada encontro. Aqui, a gente tem uma visão totalmente diferente do que reproduzimos na prática, no cotidiano, sem pensar sobre o que fazemos. Desde o primeiro encontro eu comecei a pensar, a refletir sobre o que antes eu reproduzia na prática e achava que aquilo era normal”.

No que diz respeito à etapa específica do 4º módulo, uma cursista falou: “Estou com problemas em casa. Cheguei aqui muito triste; saio daqui mais leve, pois o teatro, as brincadeiras e as partilhas de vida fizeram diferença pra mim”.

Os reflexos na vida

Tal modalidade formativa propõe que as/os cursistas vivenciem concretamente o método de trabalho com adolescentes e crianças, no decorrer das etapas. Nas partilhas sobre o experimentar a teoria na prática (Grupo de Base), uma pessoa falou: “A prática com o grupo mostra o quanto a nossa realidade é complexa, sobretudo o modelo escolar. Ao fazer a experiência de trabalhar a história da Águia e da Galinha com um grupo de adolescentes e crianças, um adolescente disse: ‘Eu me sinto águia na aula de judô, e me sinto galinha na escola’”. A cursista disse que a fala desse adolescente a fez lembrar as reflexões feitas no módulo anterior sobre Educação e Educação Popular.

Os encontros desenvolvidos no mês de maio com as três turmas totalizaram 77 pessoas. Entre estas, 70 mulheres e 7 homens. Do total, 3 crianças e 17 jovens.

Parceria

O Curso é realizado pelo Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC), em parceria com Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho (CNS-CSA), o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), o Centro Cultural Caravídeo e a Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Texto e imagens por Maria Aparecida (Cidinha), Janaína, Klaus e Múria, 27/05/2018.