Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-GO: Formação Bíblica em Novo Brasil: “Cuidando da Casa Comum”

CEBI-GO: Formação Bíblica em Novo Brasil: “Cuidando da Casa Comum”
1 de novembro de 2016 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI-GO: Formação Bíblica em Novo Brasil: “Cuidando da Casa Comum”
Aconteceu nos dias 08 e 09 de outubro, uma formação bíblica com comunidades católicas rurais e urbanas do município de Novo Brasil. A temática foi “Cuidando da Casa Comum”, em diálogo com a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016.
O momento formativo se deu à luz do texto bíblico “E Deus viu que era bom” (Gn, 1, 10). Em preparação ao encontro, as pessoas foram motivadas a fotografar elementos da criação divina. As fotografias apresentaram realidades ambíguas: conservação e destruição. As reflexões partiram destas realidades distintas, bem como sobre as causas da destruição/poluição da terra e escassez das águas. Além disso, refletiu-se que “na tradição judaico-cristã, dizer criação é mais do que dizer natureza, porque tem a ver com um projeto de amor de Deus onde cada criatura tem um valor e um significado” (Evangelho da Criação, Laudato Si).
O município de Novo Brasil, como muitos do país, passa por sérios problemas hídricos. O evento, à luz da Palavra, contribuiu com reflexões sobre as causas desta realidade e a necessidade de preservar, cuidar do que resta do Cerrado. Diante disso, o grupo chegou à conclusão que não adianta estudar a Bíblia por estudar, pois a fé sem compromisso não transforma a realidade.

Na íntegra, algumas partilhas de jovens, crianças/adolescentes e pessoas adultas participantes do encontro:
“É uma forma diferente e extrovertida de entender um pouco mais sobre Deus. A metodologia é bem aprofundada. É um jeito que traz facilidade de compreensão e participação. A gente aprende a formular perguntas, que muitas vezes nem serão imediatamente respondidas. É interessante porque diverge da correria do cotidiano. A gente para e percebe que tudo está interligado: Bíblia e nossa Vida, sentimentos, pensamentos, ações e atitudes” (Edgar, 21; Marília, 19; Pedro Antônio, 17).
“Eu achei muito bom porque a gente vai aprendendo sobre a Bíblia, tira as dúvidas. A gente pensa sobre a realidade que vive” (Maísa Letícia, 13 anos).
 “Eu achei muito interessante porque eu aprendi muitas coisas novas sobre a Bíblia. É um jeito divertido e mais fácil de aprender” (Ana Cibelly, 12 anos).
 “Foi muito bom. A gente conversou sobre a água, as causas da falta d’água e o cuidado com a água. Foi muito bom também a união do grupo; todo mundo participou, cada pessoa falou sua ideia” (Rosângela e Carlos).
Na noite do dia 08/10/2016 as pessoas foram motivadas a vivenciar os passos da Leitura Orante da Bíblia. Além disso, abordou-se a Campanha Nacional em defesa do Cerrado.

O grupo era constituído de 46 pessoas, sendo 34 mulheres e 12 homens. Deste total, 19 jovens.
 
*PorCebi Goiás – 11 de outubro de 2016.