Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-GO: “Ficar no círculo e ganhar a paz” – Escola Bíblica para Crianças

CEBI-GO: “Ficar no círculo e ganhar a paz”  - Escola Bíblica para Crianças
CEBI-GO: “Ficar no círculo e ganhar a paz” – Escola Bíblica para Crianças
8 de outubro de 2013 Centro de Estudos Bíblicos

O CEBI-GO, realizou entre os dias 5 e 6 de outubro, no Jardim Balneário Meia Ponte, a II Etapa da Escola Bíblica de Crianças e Adolescentes. Acompanhe o depoimento de Joyce, de 9 anos: "Foi muito legal. Eu queria que tivesse todos os dias porque a gente brinca e conhece mais amigos; brinca e conhece a bíblia. E… Quando a gente fica no círculo a gente ganha paz". 

Esse depoimento nos convida a refletir sobre "o ficar no círculo e o ganhar paz", na dimensão do diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como das experiências de vida de outros povos, no processo de leitura bíblica com crianças e adolescentes. Quem é a nossa paz? Jesus é a nossa paz. Porém, esse mesmo Jesus derrubou o muro da separação (Ef. 2,14). Se o muro foi derrubado, o que é ficar no círculo?

Aqui, parece que ficar no círculo é estar em um espaço onde as crianças brincam e fazem amizades; brincam e refletem sobre a bíblia. Assim, círculo como espaço de brincadeiras, encontros e partilhas, à luz da Palavra. Mas… Encontrar e partilhar somente com as pessoas do seu círculo? Não! Porque o muro da separação foi demolido. Então, já não existem mais crianças indígenas, brancas e negras; crianças do Brasil e da Síria; crianças católicas e evangélicas; cristãs, judias, muçulmanas, budistas, umbandistas…

Pois, ganhar a paz, ou caminhar com Jesus, é abrir-se para as relações de amor, escuta, respeito e diálogo com os mais variados círculos, para junto com Jesus resistirmos e não cansarmos de sonhar as destruições dos muros que nos dividem.