Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-GO: Curso de Educação Popular capacita três turmas em Goiânia

CEBI-GO: Curso de Educação Popular capacita três turmas em Goiânia
19 de fevereiro de 2018 CEBI Secretaria de Publicações
CEBI em Goiânia realiza escola bíblica

Aqui por Goiás iniciou-se o terceiro Curso de Educação Popular e Metodologia do Trabalho com Adolescentes e Crianças.

Essa é uma edição “três em uma”, pois diante da quantidade de pessoas inscritas, a equipe coordenadora decidiu organizar três turmas, no decorrer de 2018. Cada turma é composta por pessoas de diversos municípios do estado de Goiás e percorrerá uma caminhada de seis módulos.

Tal escolha fundamenta-se na questão de que é necessário pensar e repensar práticas educacionais relacionadas à meninada e alicerçadas nas bases metodológicas da Educação Popular, uma vez que diariamente as crianças/adolescentes são bombardeadas pelos interesses do mercado que as tratam como consumidoras em potencial.

Além disso, a infância é o momento das primeiras experiências que marcam para o resto da vida. Por isso, ao se trabalhar com crianças/adolescentes deve-se oferecer boas experiências a elas.

Imagem: grupo do CEBI Goiânia

As turmas

A primeira turma encontrou-se no dia 17 de fevereiro de 2018; a segunda no dia seguinte. Em ambos os dias refletiu-se sobre Estrutura e Conjuntura e as Concepções de Crianças e Adolescentes nas Sociedades Ocidentais, pois trabalhar com crianças/adolescentes na perspectiva da Educação Popular exige uma escuta e observação atenta da conjuntura social, política, econômica, eclesial e ideológica, na qual estão inseridas.

Além disso, é necessário refletir que nas sociedades existem diferentes concepções de crianças/adolescentes e, essas compreensões moldam, conduzem a forma, o jeito de se trabalhar com elas.

Entre as avaliações das impressões que ficaram nos primeiros módulos, ressalta-se: “Mais cursos no decorrer do ano. Já fiz curso pago e este aqui (não pago) é diferenciado. Os pagos não mostram muito bem esse calor humano e força de equipe, enquanto ser humano e cidadão”.

A turma do dia 17 de fevereiro contou com 57 pessoas, sendo 50 mulheres e 7 homens. Do total, 15 jovens. Por sua vez, no dia 18, participaram 44 pessoas, sendo 37 mulheres e 7 homens, e 12 jovens.

O curso é realizado pelo Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC), em parceria com o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho e o Centro Cultural Cara Vídeo.

Fonte: Texto de Muria Carrijo. Partilhado por Pedro Caixeta. Goiânia – 18/02/2018.