CEBI em destaque

CEBI-ES: Os escritos Sapienciais e a busca pela Justiça

Curso na Sala é nome do encontro realizado semestralmente no CEBI-ES, e que há anos movimenta as noites das quintas-feiras. No primeiro semestre de 2018, o grupo se ocupou de alguns dos livros sapienciais. A equipe responsável pelos estudos é composta por Joana, Fatinha, Maria Madalena e Penha Dalva.

As assessoras optaram pelo foco no livro do Eclesiastes e o livro da Sabedoria. Ao longo de quatro meses (1º de março a 28 de junho), o grupo de 20 pessoas revisitou a Sabedoria e abstraiu dela sentidos novos para compreender a própria vida e a história que a sociedade vai escrevendo.

Mística

Sempre com místicas muito significativas, em que se buscava resgatar a sabedoria de pessoas próximas e conhecidas, o início do estudo se deu com a proposta de relacionar sabedoria e experiência. E a lição veio de dois grandes mestres: Jesus Cristo e Mahatma Gandhi. Lendo uma parte do livro A Sabedoria no Antigo Testamento, de Anthony R. Ceresko, o grupo viu que quando Jesus diz “Ame o seu próximo”, e, como resposta à pergunta “Quem é o meu próximo”, conta a história do Bom Samaritano, ele leva “[…] os ouvintes a voltar à

sua própria experiência a fim de descobrir a resposta.”(p.8 ).

Na mesma linha, Gandhi “demonstrou muitas vezes sua profunda percepção ao incitar seus seguidores a recorrer à própria experiência como fonte de sabedoria e como orientação, ao tomar decisões […]” (p. 7). Em ambos os mestres, Sabedoria se alinha com Justiça, com ações que coloquem a vida em primeiro lugar.

Estudo do texto

Antes ainda de partir para os livros sapienciais bíblicos, a proposta do curso foi verificar ocorrências de textos sapienciais extrabíblicos. Referências consultadas pela equipe indicaram textos ligados a comunidades dos povos vizinhos de Israel, principalmente Mesopotâmia, Egito e, posteriormente, Grécia, os quais são retomados pelos textos bíblicos sapienciais, num diálogo entre textos que polemiza e aprofunda reflexões sobre temas que atravessam fronteiras e tempos.

Para chegar aos dois livros sapienciais escolhidos, o estudo traçou um percurso histórico em que situou cada livro sapiencial do Antigo Testamento, com destaque para os contextos de Eclesiastes e Sabedoria. Em um contexto de dominação estrangeira, Eclesiastes se inicia com uma pergunta que se repete no livro três vezes: “que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?” (1,3; 2,22; 3,9). Com base nessa pergunta fundamental é que o estudo se desenvolveu.

Já o estudo do livro da Sabedoria seguiu a divisão que se costuma fazer do livro em três partes:

  • a primeira, em que se reconhece um convite para a vivência da justiça;
  • a segunda, que define a Sabedoria e expõe modos de alcançá-la;
  • e a terceira, que fala da ação da Sabedoria na história. Ficou para os participantes a lição do enfrentamento em contextos de dominação, tão necessário e urgente no contexto brasileiro neste momento.

No último encontro, reunidos/as em pequenos grupos, os/as participantes avaliaram o que construíram juntos com a equipe responsável. Além de falas relacionadas às descobertas durante o curso, tais como “Onde existe injustiça não há sabedoria de Deus”, os grupos destacaram aspectos da metodologia e da participação nas discussões.

Segundo as pessoas que participaram, a metodologia foi muito rica e criativa, com dinâmicas que estimularam a participação e facilitaram a compreensão do conteúdo. A interação foi homogênea, as vivências e experiências foram partilhadas. As avaliações lembraram também o aspecto humano dos cursos na sala: “a alegria dos encontros”, “o acolhimento de amizade”, “o cuidado de um para com o outro”.

Que venha o curso do segundo semestre, Jesus Histórico!

O texto é de Madalena Covre, do CEBI-ES, 01/08/2018.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×