Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-ES Missa na Catedral de Vitória marca os 30 anos do assassinato de Pe. Gabriel

CEBI-ES Missa na Catedral de Vitória marca os 30 anos do assassinato de Pe. Gabriel
6 de dezembro de 2019 Comunicação

por Pe. Manoel David Neto*

No dia 22 de dezembro de 2019 acontece na Catedral de Vitória uma Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Vitória, D. Dario Campos, para marcar a Memória dos 30 anos de Assassinato de Pe. Gabriel Felix Roger Maire, morto entre Cariacica e Vila Velha, no dia 23 de dezembro de 1989.

Padre Gabriel Félix Roger Maire, era um missionário e profeta francês, nascido no dia 01/08/1936. Ele sempre teve grande preocupação com as condições de vida que o povo vivia. Trabalhou com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), fazendo conscientização crítica, especialmente na região da Grande Porto de Santana e também na região de Campo Grande e adjacências. Além das Comunidades Eclesiais de Base, Pe. Gabriel doou sua vida também pelos Grupos de Fé e Política, Grupos de Mulheres, Pastoral Operária, Juventudes, Grupos de Estudos Bíblicos e foi professor no Instituo de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV). Insistia que ser cristão é fazer diferença, é entrar na luta em defesa da vida. Além disso, muitas vezes dizia que “uma Igreja que não incomoda é uma Igreja acomodada”.

A Celebração contará com a participação de pessoas das Comunidades da Arquidiocese de Vitória e de pastorais com quem Pe. Gabriel trabalhou. Também haverá a participação de uma delegação de franceses que participam da Igreja na França, entre eles 3 padres além de leigos e leigas, e alguns atuam também na “Associação Amigos de Pe. Gabriel” naquele país.

Para marcar este acontecimento estão previstas ainda: dia 10 de dezembro a entrega da Comenda Pe. Gabriel, na Escola Hunney Everest Piovesan Polivalente de Cariacica; dia 15 de dezembro – 09h – Encontro de Fé e Política com o sociólogo Pedro Ribeiro de Oliveira, na Sala do CEBI-ES, no centro de Vitória; dia 17 de dezembro, às 18h30 – Sessão Solene na Assembleia Legislativa; dias 21/22/23 de dezembro – Tríduo de Oração nas Comunidades de Cariacica; 22/12 – Missa 30º de Martírio de Pe. Gabriel, às 10h, na Catedral de Vitória; Momento Celebrativo – 23/12 – 18hs, em Cobi de Cima, Vila Velha, local onde o corpo de Pe. Gabriel foi deixado pelos assassinos.

Essa comitiva francesa também está preparando uma vasta programação em janeiro de 2020 para Celebrar a Memória dos 30 anos de Martírio de Pe. Gabriel. Na França as Celebrações contarão com a presença de uma delegação de brasileiros/as que estão se preparando para representar a Igreja Católica da Arquidiocese de Vitória e todos os demais segmentos de atuação em que Pe. Gabriel esteve presente.

QUEM É PE. GABRIEL FELIX ROGER MAIRE

Padre Gabriel Félix Roger Maire, missionário e profeta francês, entrou para a história no mundo no dia 01/08/1936 e entrou para a galeria dos mártires no dia 23/12/1989, entre o município de Cariacica e Vila Velha-ES. Ele sempre teve grande preocupação com as condições de vida que o povo vivia. Insistia que ser cristão é fazer diferença, é entrar na luta em defesa da vida. Além disso, muitas vezes dizia que “uma Igreja que não incomoda é uma Igreja acomodada”.

Jesus Cristo assumiu a nossa carne humana, nascendo na periferia do mundo, na pequenina Belém. Pe. Gabriel, francês de coração brasileiro, seguindo o exemplo de Jesus, deixou a sua terra natal e veio gastar a sua vida e doar o seu ministério, a serviço da vida e da vida em abundância para todos em nossa Arquidiocese.

MEMÓRIA DOS 30º MARTÍRIO DE Pe. GABRIEL FELIX ROGER MAIRE

PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO

DIA/HORA       ATIVIDADE                                       LOCAL

10/12 – 19h          Entrega da Comenda Pe. Gabriel        Escola Hunney Everest Piovesan Polivalente de Cariacica

05/12 – 09h        Encontro de Fé e Política com              Sala do CEBI-ES Rua Duque de Caxias, 121,
o sociólogo Pedro Ribeiro Oliveira      Ed. Juel, sala 206 –centro de Vitória

17/12 – 18h30    Sessão Solene                                            Assembleia Legislativa

21/22/23 – 19h30  Tríduo em Memória do Martírio     Comunidades Eclesiais de Base

22/12 – 10h        Celebração Eucarística                            Catedral de Vitória

23/12 – 18h        Memória do Dia do Martírio de            Cobi de Cima Vila Velha –
Pe. Gabriel Felix Roger Maire                onde o Corpo de Pe. Gabriel foi encontrado.

Texto de Pe. Manoel David Neto, Equipe de Divulgação do CEBI-ES.