CEBI em destaque

CEBI-ES Missa na Catedral de Vitória marca os 30 anos do assassinato de Pe. Gabriel

por Pe. Manoel David Neto*

No dia 22 de dezembro de 2019 acontece na Catedral de Vitória uma Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Vitória, D. Dario Campos, para marcar a Memória dos 30 anos de Assassinato de Pe. Gabriel Felix Roger Maire, morto entre Cariacica e Vila Velha, no dia 23 de dezembro de 1989.

Padre Gabriel Félix Roger Maire, era um missionário e profeta francês, nascido no dia 01/08/1936. Ele sempre teve grande preocupação com as condições de vida que o povo vivia. Trabalhou com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), fazendo conscientização crítica, especialmente na região da Grande Porto de Santana e também na região de Campo Grande e adjacências. Além das Comunidades Eclesiais de Base, Pe. Gabriel doou sua vida também pelos Grupos de Fé e Política, Grupos de Mulheres, Pastoral Operária, Juventudes, Grupos de Estudos Bíblicos e foi professor no Instituo de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV). Insistia que ser cristão é fazer diferença, é entrar na luta em defesa da vida. Além disso, muitas vezes dizia que “uma Igreja que não incomoda é uma Igreja acomodada”.

A Celebração contará com a participação de pessoas das Comunidades da Arquidiocese de Vitória e de pastorais com quem Pe. Gabriel trabalhou. Também haverá a participação de uma delegação de franceses que participam da Igreja na França, entre eles 3 padres além de leigos e leigas, e alguns atuam também na “Associação Amigos de Pe. Gabriel” naquele país.

Para marcar este acontecimento estão previstas ainda: dia 10 de dezembro a entrega da Comenda Pe. Gabriel, na Escola Hunney Everest Piovesan Polivalente de Cariacica; dia 15 de dezembro – 09h – Encontro de Fé e Política com o sociólogo Pedro Ribeiro de Oliveira, na Sala do CEBI-ES, no centro de Vitória; dia 17 de dezembro, às 18h30 – Sessão Solene na Assembleia Legislativa; dias 21/22/23 de dezembro – Tríduo de Oração nas Comunidades de Cariacica; 22/12 – Missa 30º de Martírio de Pe. Gabriel, às 10h, na Catedral de Vitória; Momento Celebrativo – 23/12 – 18hs, em Cobi de Cima, Vila Velha, local onde o corpo de Pe. Gabriel foi deixado pelos assassinos.

Essa comitiva francesa também está preparando uma vasta programação em janeiro de 2020 para Celebrar a Memória dos 30 anos de Martírio de Pe. Gabriel. Na França as Celebrações contarão com a presença de uma delegação de brasileiros/as que estão se preparando para representar a Igreja Católica da Arquidiocese de Vitória e todos os demais segmentos de atuação em que Pe. Gabriel esteve presente.

QUEM É PE. GABRIEL FELIX ROGER MAIRE

Padre Gabriel Félix Roger Maire, missionário e profeta francês, entrou para a história no mundo no dia 01/08/1936 e entrou para a galeria dos mártires no dia 23/12/1989, entre o município de Cariacica e Vila Velha-ES. Ele sempre teve grande preocupação com as condições de vida que o povo vivia. Insistia que ser cristão é fazer diferença, é entrar na luta em defesa da vida. Além disso, muitas vezes dizia que “uma Igreja que não incomoda é uma Igreja acomodada”.

Jesus Cristo assumiu a nossa carne humana, nascendo na periferia do mundo, na pequenina Belém. Pe. Gabriel, francês de coração brasileiro, seguindo o exemplo de Jesus, deixou a sua terra natal e veio gastar a sua vida e doar o seu ministério, a serviço da vida e da vida em abundância para todos em nossa Arquidiocese.

MEMÓRIA DOS 30º MARTÍRIO DE Pe. GABRIEL FELIX ROGER MAIRE

PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO

DIA/HORA       ATIVIDADE                                       LOCAL

10/12 – 19h          Entrega da Comenda Pe. Gabriel        Escola Hunney Everest Piovesan Polivalente de Cariacica

05/12 – 09h        Encontro de Fé e Política com              Sala do CEBI-ES Rua Duque de Caxias, 121,
o sociólogo Pedro Ribeiro Oliveira      Ed. Juel, sala 206 –centro de Vitória

17/12 – 18h30    Sessão Solene                                            Assembleia Legislativa

21/22/23 – 19h30  Tríduo em Memória do Martírio     Comunidades Eclesiais de Base

22/12 – 10h        Celebração Eucarística                            Catedral de Vitória

23/12 – 18h        Memória do Dia do Martírio de            Cobi de Cima Vila Velha –
Pe. Gabriel Felix Roger Maire                onde o Corpo de Pe. Gabriel foi encontrado.

Texto de Pe. Manoel David Neto, Equipe de Divulgação do CEBI-ES.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×