Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-ES: Homoafetividades, Religião e Direitos Humanos

CEBI-ES: Homoafetividades
CEBI-ES: Homoafetividades, Religião e Direitos Humanos
26 de março de 2013 Centro de Estudos Bíblicos

O CEBI-ES realizou neste final de semana, de 22 a 24 de março, o encontro Homoafetividades, religião e direitos humanos, com a assessoria de José Josélio da Silva, do CEBI-PE. Na sexta-feira, uma noite aberta ao público, participaram quase 50 pessoas, entre as quais membros do CEBI-ES, do GAF de LGBT – Grupo de Apoio às Famílias de LGBT Mães pela Igualdade, da ICM – Igreja Comunidade Metropolitana, da Igreja Episcopal Anglicana no Brasil, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e da Igreja Católica Apostólica Romana. Nos outros dois dias, integrantes do CEBI-ES e alguns convidados aprofundaram o tema.

Na noite de sexta-feira, o assessor Josélio, que desenvolve no CEBI um trabalho nas dimensões de gênero, sexualidade e ecologia, situou os presentes na atualidade do tema Homoafetividades, abordando-o sob três aspectos: biológico, psicológico e cultural. Depois da exposição, houve uma interação muito enriquecedora entre os participantes e o assessor.

O sábado, na parte da manhã e início da tarde, foi destinado à contextualização e compreensão de alguns textos bíblicos usualmente interpretados para condenar a homossexualidade. Depois de os grupos estudarem os textos, houve a partilha das leituras e descobertas sobre eles. Concluída essa parte, foi exibido o documentário Porque a Bíblia me diz, assim?

No domingo, houve três momentos importantes: a fala do assessor sobre avanços na legislação sobre as homoafetividades, uma partilha de depoimentos e a produção de cartazes e textos sobre o que o grupo estudou nos três dias. Conversas com alguns participantes revelaram que o encontro foi proveitoso, de descobertas, de crescimentos e revelador da urgência de enfrentar o debate sobre o tema.