Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-ES: Guarapari recebe assessoria de Ildo Bohn Gass

CEBI-ES: Guarapari recebe assessoria de Ildo Bohn Gass
25 de abril de 2018 Centro de Estudos Bíblicos
Entre os dias 20 e 22 de abril, o núcleo de Guarapari do CEBI-ES organizou dois momentos de estudo bíblico com a presença de Ildo Bohn Gass.

O primeiro aconteceu no dia 20 (sexta-feira) à noite, na Comunidade Católica Matriz São Pedro. Foi uma conversa sobre “Satanás e os demônios na Bíblia”, tema de um dos livros de Ildo, com a presença aproximada de 110 pessoas. De um lado, foi importante percebermos o que os Evangelhos querem dizer ao usar os termos satanás/diabo ou demônios. Se satanás está associado à tentação que nos procura desviar do caminho de Deus, demônios têm a ver com possessão de um espírito de doença que prejudica as pessoas.

De outro lado, foi importante também perceber como, ainda hoje, a fim de sermos plenamente livres, precisamos aproximar-nos de Deus, fonte de todo bem. Assim, não cairemos nas tentações diabólicas que nos escravizam, nos acorrentam, nos aprisionam e que promovem a morte. Poderemos também lutar contra os males demoníacos que fazem mal a nosso ser.

Encontro em Guarapari, no Espírito Santo

Nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo pela manhã), reunimo-nos no Sítio São João, também em Guarapari. Com o auxílio de Ildo, sondamos elementos introdutórios para quem deseja se aprofundar no estudo do Primeiro Testamento. Tivemos a presença de 34 pessoas de tradição Católico romana, Luterana e Presbiteriana Unida.

O caminho norteador foram as três principais teologias ou experiências com Deus que perpassam toda a Bíblia: a da Criação, com enfoque no Deus da Vida, no respeito à vida; a do Êxodo, retratando do Deus da libertação, da liberdade; e da Aliança, que revela o Deus do amor e da misericórdia. A teologia do Êxodo é a principal, uma vez que é a narrativa fundante do povo de Israel. Nesta perspectiva, Ildo ajudou o grupo a conhecer o rosto de um Deus libertador, inclusive presente na narrativa da ida de Abrão e Sarai ao Egito, relato que antecipa a experiência do Êxodo (Gênesis 12,10-20).

Num momento seguinte, o grupo foi convidado a fazer o caminho do povo da Bíblia e a perceber seu novo Êxodo, quando eram cativos na Babilônia. No decorrer da história de Israel, a narrativa do Êxodo serviu como experiência que sempre animou a esperança do povo para estar em permanente busca da liberdade. Assim também aconteceu com Jesus de Nazaré, o novo Moisés, promotor de um novo Êxodo de libertação plena, a fim de que tenhamos vida e vida em abundância (João 10,10).

A partir do estudo sobre os Discípulos de Emaús (Lucas 24,13-35), conhecemos mais de perto o método da Leitura Popular da Bíblia, que tem a vida como ponto de partida, vai ao texto bíblico e volta para a vida com a luz da Palavra. Esse método ajuda-nos a ter um novo olhar para os textos bíblicos e também sobre a nossa realidade.

Agradecemos a todos e todas que colaboraram na realização do encontro, ao Ildo pela disponibilidade e ao CEBI-ES pelo apoio. Foram muito bons os momentos de partilha e convivência!

Texto partilho por Claudeci, em nome do grupo.