Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

CEBI-ES: Encontro de preparação sobre a Campanha da Fraternidade reúne pessoas da região metropolitana de Vitória

CEBI-ES: Encontro de preparação sobre a Campanha da Fraternidade reúne pessoas da região metropolitana de Vitória
6 de fevereiro de 2019 Centro de Estudos Bíblicos
O CEBI-ES realizou no dia 02 de fevereiro um encontro de Preparação para a Campanha da Fraternidade 2019, promovida pela Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), a partir das orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Campanha da Fraternidade 2019 terá como assunto principal “Fraternidade e Políticas Públicas e com lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

O encontro aberto a quem quisesse discutir esse tema, foi uma parceria entre o CEBI-ES e Livraria Paulus de Vitória e aconteceu na Sala do CEBI-ES desde as 08h30 até às 16h e contou com pessoas da Região Metropolitana de Vitória – Vila Velha, Guarapari, Serra, Cariacica, Viana e Vitória. As pessoas que participaram puderam refletir o assunto proposto, a partir da Leitura Popular da Bíblia (LPB), método consagrado pelo CEBI.

Na parte da manhã, além da mística inicial, com o Oficio Divino das Comunidades aconteceu um “VER” que buscava conceituar o que são “Políticas Públicas” e como elas estão presentes na vida de todo cidadão e cidadã, independente do credo, sexo, opção partidária, classe social, etc, pois atinge a todas as pessoas.

Em seguida, o “JULGAR” começou com uma compreensão a respeito de direito e justiça no 1º e 2º Testamento, para depois aprofundarem em grupo os textos bíblicos que estão no Círculos Bíblicos elaborados pelo CEBI-ES e disponível para quem desejar. Eram cinco textos, sendo dois do 1º Testamento e outros três a partir o Evangelho da Comunidade de Lucas, que será o Evangelho referencial para as Celebrações Litúrgicas da Igreja Católica em 2019. Após o almoço, ainda em grupo os participantes continuaram a reflexão sobre o texto bíblico e apresentaram em plenário a reflexão feita.

O “AGIR” foi a terceira parte do encontro, onde cada pessoa pode assumir um compromisso a ser assumido a partir do encontro para continuar a reflexão e a atuação nos diversos campos de participação possível que o Texto-Base da Campanha da Fraternidade nos apresenta. Em seguida aconteceu a mística final, acolhendo os diversos compromissos assumidos ali no encontro.

A Campanha da Fraternidade da Igreja Católica acontece durante o período da Quaresma e se estende ao longo do ano. Ela não esgota nenhum assunto, mas tem sido uma contribuição importante para colocar em discussão assuntos pertinentes que afligem a sociedade como um todo. Basta recordarmos alguns assuntos como “Fraternidade e o Negro”, “Fraternidade e o Planeta”, “Fraternidade e a Violência”, “Fraternidade e a Política”, Fraternidade e os Idosos”, “Fraternidade e a Família” e tantos outros.

Se alguém desejar adquirir os Círculos Bíblicos do CEBI-ES, deverá entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou (27) 99945-2068.

Esse texto é uma partilha do Pe. Manoel David Neto, Equipe de Divulgação do CEBI-ES.