Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

CEBI-ES celebra a memória de 30 anos do martírio de Pe. Gabriel

CEBI-ES celebra a memória de 30 anos do martírio de Pe. Gabriel
19 de novembro de 2019 Comunicação

D. DARIO CAMPOS CELEBRA A EUCARISTIA NA CAMINHADA PELA PAZ EM MEMÓRIA DOS 30 ANOS DE MARTÍRIO DE Pe. GABRIEL

O Arcebispo de Vitória do Espírito Santo, D. Dario Campos, OFM, presidirá a Celebração Eucarística que acontecerá no Centro de Formação Pe. Gabriel, em Castelo Branco, Cariacica. A Celebração Eucarística segundo os organizadores da “Caminhada pela Paz” será concelebrada pelos Padres presentes e a participação de fieis de diversos lugares da Arquidiocese de Vitória.

A Celebração e a Caminhada estão sendo organizadas pela Paróquia Jesus Libertador do Setor Pe. Gabriel, Cariacica e pela Associação Pe. Gabriel Maire (APGM). A “Caminhada da Paz”, acontece no sábado dia 23 de novembro a partir das 15h e é parte das Celebrações da Memória dos 30 anos de Martírio de Pe. Gabriel Felix Roger Maire. A Celebração da Memória já começou no dia 1º/08 quando ocorreu uma Missa na Catedral de Vitória, presidida pelo próprio Arcebispo, D. Dario Campos OFM, data comemorativa de aniversário de Pe. Gabriel.

A Caminhada que acontecerá no dia 23 de novembro de 2019 terá a concentração na praça que leva o nome do Padre que deu a sua vida pelos mais pobres na Arquidiocese de Vitória, especialmente em Cariacica, onde atuou desde que chegou ao Brasil. A Concentração será às 15h, no Bairro Pe. Gabriel. A Caminhada fará a sua primeira parada em frente à escola do Bairro Pe. Gabriel, na rotatória para uma reflexão a respeito da construção de uma Cultura de Paz. Em seguida os participantes irão em Caminhada Orante para o bairro JK, assim conhecido, meditando sobre “Paz nas Famílias” e “Paz para as Mulheres”. Na praça do bairro JK haverá mais uma parada com o tema: “Pe Gabriel – missionário francês e mártir!”.

Em seguida acontece a subida em direção ao bairro Castelo Branco. Será uma caminhada orante recordando que tanto “nos altos e nos baixos momentos de nossas vidas, Deus continua sempre presente”. As Comunidades da região e as demais pessoas participantes estão sendo motivadas a caminhar com símbolos que expressem essa confiança em Deus. Diversas faixas pedindo paz já foram confeccionadas pelas Comunidades e as pessoas levarão também seus lenços coloridos, camisas com o rosto de Pe. Gabriel, bolas, faixas e cartazes.

A Caminhada ainda irá ainda percorrer ruas do bairro Castelo Branco, cantando e rezando, até chegar ao Centro de Formação Pe. Gabriel. No Centro de Formação acontecerá a Celebração Eucarística que, segundo os organizadores da “Caminhada pela Paz” será presidida pelo Arcebispo D. Dario, concelebrada pelos Padres presentes e a participação de fieis de diversos lugares da Arquidiocese de Vitória.

Além desta Caminhada as celebrações da Memória dos 30 anos de Martírio de Pe. Gabriel, estão previstas diversas atividades até o final deste ano. Estão previstas: dia 10 de dezembro a entrega da Comenda Pe. Gabriel – Câmara Municipal de Cariacica; dias 21/22/23 de dezembro – Tríduo de Oração nas Comunidades de Cariacica; 22/12 – Missa 30º de Martírio de Pe. Gabriel, às 10h, na Catedral de Vitória; Momento Celebrativo – 23/12 – 18hs, em Cobi de Cima, Vila Velha, local onde o corpo de Pe. Gabriel foi deixado pelos assassinos.

Essas atividades ainda contarão com a presença de uma delegação de franceses, que virá ao Brasil participar destes momentos de memória, no mês de dezembro. Serão padres, leigos e leigas que atuam também na “Associação Amigos de Pe. Gabriel” naquele país. Essa comitiva francesa também está preparando uma vasta programação em janeiro de 2020 para Celebrar a Memória dos 30 anos de Martírio de Pe. Gabriel. Na França as Celebrações contarão com a presença de uma delegação de brasileiros/as que estão se preparando para representar a Igreja Católica da Arquidiocese de Vitória e todos os demais segmentos de atuação em que Pe. Gabriel esteve presente.

Enviado por Pe. Manoel David Neto – Equipe de Divulgação do CEBI-ES.