CEBI em destaque

CEBI e EST avaliam caminhada do DABAR e sugerem nova edição do curso em 2020

via Direção Nacional*

DABAR – Curso de Especialização em Assessoria Bíblica

O Curso de Especialização em Assessoria Bíblica é uma parceria realizada entre o Centro de Estudos Bíblicos e as Faculdades EST. Ao todo, já são 16 anos de curso, ministrados em oito edições. São mais de 240 pessoas formadas que puderam qualificar seu trabalho de leitura sociotransformadora da Vida e da Bíblia, além de contribuir em outras regiões do Brasil, da África, da Europa e em demais países irmãos da América Latina. Nossos alunos e alunas são diversos/as, vindos/as de todas as regiões do país, e também de outros países.

Caminhada CEBI e EST: avaliação

A reunião, ocorrida nos dias 29 e 30 de junho, em Belo Horizonte, fez parte de um processo amplo de avaliação, iniciado com uma pesquisa por amostragem, respondida por 15% das pessoas egressas do curso e por professores/as. Participaram da reunião um/a estudante de cada uma das sete edições do curso, professores/as (do CEBI e da EST), a Direção Nacional e representantes do Conselho Nacional do CEBI.

Depois de avaliar o resultado da pesquisa, o grupo concluiu pela continuidade do DABAR. Dada a riqueza da experiência, a parceria, que já contribuiu diretamente na formação de 160 mulheres e 81 homens de nove denominações cristãs, continuará sendo exitosa.

Entre as sugestões encaminhadas ao Conselho Nacional do CEBI, o grupo destaca:

  • como já aconteceu em outras vezes, o curso deve ser atualizado, passando a adotar um formato em que a Leitura Popular da Bíblia perpasse todas as disciplinas; ou seja, cada disciplina deve incorporar de forma transversal as hermenêuticas libertadoras (especialmente as perspectivas feminista, ecumênica e sob o enfoque da negritude e das juventudes);
  • sugere-se reservar no início de cada curso alguns dias para compreensão e exercícios de Leitura Popular da Bíblia.
  • Também foi sugerido que se inclua uma matéria introdutória na modalidade EAD (Educação a Distância), de forma que cada pessoa possa iniciar o curso recebendo instrumentos e ferramentas referentes às línguas bíblicas, aos pressupostos da Educação Popular e da Leitura Popular da Bíblia.
  • Além disso, ficou definido que será constituída uma equipe de coordenação para a continuidade dos encaminhamentos.
  • O grupo também sugere que, no processo de seleção de pessoas candidatas, seja priorizado o público do CEBI. Mas que seja feita, também, maior divulgação na própria Igreja Luterana, especialmente junto à PPL (Pastoral Popular Luterana).
  • Em relação ao público egresso, sugeriu-se a implantação de um processo de monitoramento permanente e contínuo, a ser desenvolvido em conjunto com as coordenações estaduais. Atenção redobrada para com as pessoas que receberam bolsa com mediação do CEBI. O monitoramento deve incluir o levantamento, a divulgação e a ampliação do número de monografias publicadas.
  • Pode-se investir também em publicações de dissertações no formato e-book.

A equipe encaminhou ao Conselho Nacional do CEBI a proposta de que uma nova edição do DABAR se inicie em julho de 2020, oficialmente, com o nome de Curso de Especialização em Assessoria na Perspectiva de Leitura Popular da Bíblia.

Fiquem atentos/as as novidades sobre o curso, no site do Centro de Estudos Bíblicos!

Partilha da Direção Nacional do CEBI.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×