Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

CEBI e EST avaliam caminhada do DABAR e sugerem nova edição do curso em 2020

CEBI e EST avaliam caminhada do DABAR e sugerem nova edição do curso em 2020
5 de julho de 2019 Comunicação

via Direção Nacional*

DABAR – Curso de Especialização em Assessoria Bíblica

O Curso de Especialização em Assessoria Bíblica é uma parceria realizada entre o Centro de Estudos Bíblicos e as Faculdades EST. Ao todo, já são 16 anos de curso, ministrados em oito edições. São mais de 240 pessoas formadas que puderam qualificar seu trabalho de leitura sociotransformadora da Vida e da Bíblia, além de contribuir em outras regiões do Brasil, da África, da Europa e em demais países irmãos da América Latina. Nossos alunos e alunas são diversos/as, vindos/as de todas as regiões do país, e também de outros países.

Caminhada CEBI e EST: avaliação

A reunião, ocorrida nos dias 29 e 30 de junho, em Belo Horizonte, fez parte de um processo amplo de avaliação, iniciado com uma pesquisa por amostragem, respondida por 15% das pessoas egressas do curso e por professores/as. Participaram da reunião um/a estudante de cada uma das sete edições do curso, professores/as (do CEBI e da EST), a Direção Nacional e representantes do Conselho Nacional do CEBI.

Depois de avaliar o resultado da pesquisa, o grupo concluiu pela continuidade do DABAR. Dada a riqueza da experiência, a parceria, que já contribuiu diretamente na formação de 160 mulheres e 81 homens de nove denominações cristãs, continuará sendo exitosa.

Entre as sugestões encaminhadas ao Conselho Nacional do CEBI, o grupo destaca:

  • como já aconteceu em outras vezes, o curso deve ser atualizado, passando a adotar um formato em que a Leitura Popular da Bíblia perpasse todas as disciplinas; ou seja, cada disciplina deve incorporar de forma transversal as hermenêuticas libertadoras (especialmente as perspectivas feminista, ecumênica e sob o enfoque da negritude e das juventudes);
  • sugere-se reservar no início de cada curso alguns dias para compreensão e exercícios de Leitura Popular da Bíblia.
  • Também foi sugerido que se inclua uma matéria introdutória na modalidade EAD (Educação a Distância), de forma que cada pessoa possa iniciar o curso recebendo instrumentos e ferramentas referentes às línguas bíblicas, aos pressupostos da Educação Popular e da Leitura Popular da Bíblia.
  • Além disso, ficou definido que será constituída uma equipe de coordenação para a continuidade dos encaminhamentos.
  • O grupo também sugere que, no processo de seleção de pessoas candidatas, seja priorizado o público do CEBI. Mas que seja feita, também, maior divulgação na própria Igreja Luterana, especialmente junto à PPL (Pastoral Popular Luterana).
  • Em relação ao público egresso, sugeriu-se a implantação de um processo de monitoramento permanente e contínuo, a ser desenvolvido em conjunto com as coordenações estaduais. Atenção redobrada para com as pessoas que receberam bolsa com mediação do CEBI. O monitoramento deve incluir o levantamento, a divulgação e a ampliação do número de monografias publicadas.
  • Pode-se investir também em publicações de dissertações no formato e-book.

A equipe encaminhou ao Conselho Nacional do CEBI a proposta de que uma nova edição do DABAR se inicie em julho de 2020, oficialmente, com o nome de Curso de Especialização em Assessoria na Perspectiva de Leitura Popular da Bíblia.

Fiquem atentos/as as novidades sobre o curso, no site do Centro de Estudos Bíblicos!

Partilha da Direção Nacional do CEBI.