Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

CEBI – Planalto Central: Realiza encontro de Leitura Orante da Bíblia

CEBI – Planalto Central: Realiza encontro de Leitura Orante da Bíblia
29 de abril de 2019 CEBI Secretaria de Publicações

Desde a manhã preparo um oferenda.
E fico Senhor à espera do teu sinal.

Na manhã do dia 27 de abril de 2019, o grupo do CEBI – Planalto Central se encontrou em torno da Palavra de Deus, para conhecermos um pouco sobre Metodologia e sobre a visão geral do Império Romano.

Em círculo fizemos memória e contamos um pouco do que vivenciamos, por onde caminhamos e o que já ofertamos ao mundo. Na perspectiva, de que é preciso manter uma conexão entre as pessoas, a comunidade e a sociedade para termos uma melhor compreensão do texto bíblico, convém que o estudo seja realizado coletivamente, pois nos ajuda a entender melhor a Vida, nos aproxima da Palavra e desperta para a realização de ações transformadoras.
Experimentamos a Leitura Orante da Bíblia percorrendo seus cinco passos, a partir do texto de Lc 23, 1-12.

INVOCAÇÃO do Espírito Santo;
LEITURA para descobrir o que diz o texto;
MEDITAÇÃO para saber o que o texto nos diz;
ORAÇÃO para conhecer o que texto nos faz dizer a Deus e a
CONTEMPLAÇÃO do que o texto me impulsiona agir.

Existem outras maneiras de se aprofundar no conhecimento do texto, como por exemplo, o método do “tatu” que consiste em fazer perguntas ao texto: Onde? Quando? Quem? O que cada personagem faz?

Vimos que nossa sociedade traz muitas marcas do império romano, e que foi Jesus, que posicionou contra o imperialismo, foi assassinado por este motivo. O Estudo Bíblico contou com a Assessoria de Pedro Caixeta e Liliane. O encontro aconteceu em Taguatinga/DF e foi promovido pelo Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB).

Voltamos para casa agradecidos/as, com a fé fortalecida e consciente de que a luta é grande, mas não estamos sozinhos/as.

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados.” (Mt 5, 6)


Partilha enviada por Janaína Barros – Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC).