Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-CO: Juventudes e Justiça socioambiental serão prioridade nos próximos anos

CEBI-CO: Juventudes e Justiça socioambiental serão prioridade nos próximos anos
29 de agosto de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI-CO: Juventudes e Justiça socioambiental serão prioridade nos próximos anos

À beira do Rio Cuiabá, a cidade de Várzea Grande é hoje a casa do CEBI da região Centro Oeste.  Amantes da Bíblia, vindos/as dos estados de Goiás, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal se encontraram para pensar a caminhada do CEBI para os próximos anos.  A beleza da diversidade se fez presente com pessoas das igrejas católico romana, luterana, presbiteriana independente e metodista, assim como com aqueles/as que hoje transitam pelas religiões de matriz africana.

O facilitador foi Rezende Bruno, de Goiás, que trabalhou a missão do CEBI, a formação de suas lideranças e a metodologia empregada para a leitura popular da Bíblia.

Na gratuidade do encontro, as partilhas marcaram a Assembleia do CEBI Centro Oeste, que primou por uma metodologia que zelasse pelo celebrativo. No encontro de irmãos/ãs que comungam dos mesmos sonhos e lutas, fez-se o caminho através de uma metodologia que colaborou para que pautássemos destaques significativos para a caminhada da região.

Os/as participantes observaram quanto a realidade nos interpela e que é um problema ficarmos na superficialidade ao fazermos análises de conjuntura. O sistema capitalista ainda está na raiz de muitos de nossos problemas levantados influenciando inclusive o processo eleitoral no Brasil neste ano.

A realidade foi iluminada pelo texto de João 4, que com seus símbolos e narrativa forneceu elementos para o grupo repensar a missão, a formação e a metodologia. Foi também estudado um texto de Carlos Mesters e de Francisco Orofino que traz uma fotografia da leitura popular da Bíblia no Brasil.

Foram utilizadas técnicas que permitiram reafirmar, redescobrir, desconstruir e reorganizar nossa reflexão e nossa prática. Também deliberamos sobre a nova equipe da coordenação da região e os/as indicados/as para os serviços do nacional. Além de definir os eixos de trabalho para os próximos anos, a saber: juventudes e justiça socioambiental.

Seduzido pela Palavra que ilumina nossas vidas, o CEBI continua sua caminhada na região rumo a mais um triênio de leituras bíblicas neste chão.

                                                                                                         Raquel (CEBI-RO) e Pedro (CEBI-GO)