Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI Centro-Oeste: "Viver é afinar o instrumento"

CEBI Centro-Oeste: "Viver é afinar o instrumento"
3 de dezembro de 2013 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI Centro-Oeste: "Viver é afinar o instrumento"

"…Viver é afinar o instrumento

De dentro prá fora

De fora prá dentro A toda hora, todo momento…"

(Walter Franco)

Ocorreu nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro a reunião com as pessoas representantes do CEBI Região Centro-Oeste, estados de Goiás (Múria e Tatiana), Tocantins (José das Crianças), Rondônia (Luiz Carlos), Mato Grosso (Elizabeth, Rosa, Alódia, Mara e Ir. Aparecida Furlane), Mato Grosso do Sul (Amarildo, Amélia e Ceila) e do Distrito Federal (Andréia). Sentimos a falta do Tinin (RO) que por motivos financeiros e saúde não pode comparecer, assim como de nossa irmã Mônica (DF) que está com a mãe, dona Raquel, hospitalizada.

Fomos acolhidos/as na cidade de Cuiabá pelos calores (humano e da temperatura) e o caos no trânsito, fruto das construções rumo à Copa 2014.

A pauta foi dividida em três partes: Formação, Apresentação dos estados e Assembleia Regional.

No sábado, oramos à luz de Isaías 43,1-7. Após, a professora Madalena da UFMT fez uma breve reflexão sobre os direitos sexuais e reprodutivos no âmbito dos direitos humanos. Palavras/expressões como liberdade à sua vida sexual, valorização das pessoas, orientações sexuais, questões relacionadas ao corpo, combate à violência e outras fizeram parte de nossas discussões. A professora frisou que a educação, o conhecimento e a informação são fundamentais para o entendimento ou superação das práticas que nos aprisionam. Fizemos da parte da música, "Serra do luar", o nosso mantra. No período da tarde, o pastor Teobaldo (Luterano) ajudou a iluminar as questões antes surgidas com o texto de II Sm 13,1-20, momento em que novamente refletimos sobre as relações de poder.

No final do dia 30 foi conversado sobre a Assembleia Regional – CEBI CENTRO-OESTE. Foi definido que será na cidade Cuiabá (MT) nos dias 29 a 31 de agosto de 2014, com o tema Repensar a metodologia para encantar a vida. Também foi marcada uma reunião com os/as coordenadores/as dos estados e a Direção Nacional do CEBI, representada por Odja Barros nos dias 23 a 25 de maio de 2014.

No domingo, vimos a riqueza e a beleza, assim como os conflitos e desânimos ocorridos nos estados. Foi feita apresentação das atividades, fotos e relatos de pessoas que colaboram para que o nosso pulsar atinja os vários cantos da região.

Encerramos na esperança de continuarmos a partilha de nossos sonhos, nossas atividades, nossas vidas.