CEBI em destaque

CEBI Birigui: CEBI e AGA assessoram encontro regional das CEBs

CEBI Birigui: CEBI e AGA assessoram encontro regional das CEBs

No domingo, dia 31 de julho, aconteceu no Centro Paroquial de Pastoral em Birigui, o Encontro Regional Anual das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) cujo tema foi "Mudanças Climáticas". Na ocasião, as CEBs se uniram ao CEBI (Centro de Estudos Bíblico) e à AGA (Associação do Grupamento Ambientalista) em um dia de muitas reflexões, espiritualidade e partilha.

No começo do dia os participantes vivenciaram a Oração da Manhã, que foi o ponto de partida para sensibilizá-los para o que viria nas horas seguintes. Durante a oração os participantes percorreram um caminho repleto de contrates. Entre conflitos ambientais e sociais, o caminho orante levou as pessoas a refletirem sobre os diversos problemas que afetam o mundo contemporâneo. Após o caminho houve partilha das sensações e a
escuta atenta da parábola do semeador (MT 13 – 1,23).

Em seguida, os cerca de 80 participantes foram divididos em dois grupos para estudarem a visão bíblica sobre o meio ambiente e também para compreenderem, na prática, como a degradação da natureza contribui para o aquecimento global. O estudo bíblico foi assessorado por Lucas Rinaldini, integrante do CEBI Birigui. Segundo ele, "os seres humanos estão se esquecendo do quanto precisam do planeta e que o planeta não precisa de nós para sobreviver. Muito pelo contrário, nossa ausência aqui faria muito bem ao mundo."

Durante a assessoria, Rinaldini expôs esperança para a transformação da realidade ambiental à luz do Evangelho. "As dores que vivemos hoje não são para nos dar medo nem nos desanimar ou deprimir, mas para nos encorajar a agir e a ter cada vez mais esperança, que alimenta nossa fé em Deus. Com Ele, temos a missão de cuidar e participar da ressurreição do mundo", afirmou.

O ambientalista Jefferson Rabal, coordenador de projetos da AGA, assessorou os membros das CEBs no que tange à ecologia na prática. Os participantes tiveram a oportunidade de experimentarem os efeitos que o aquecimento global provoca. A assessoria de Rabal aconteceu na parte externa do Centro Paroquial, em meio à natureza. As pessoas perceberam as diferenças entre a temperatura dentro e fora da mata que cerca o local.

Ao final da tarde, Jefferson orientou os participantes a plantarem sementes. Como compromisso, cada pessoa ficaria responsável por cuidar da semente plantada, a fim de preservá-la. Na missa de encerramento, presidida pelo Padre Sidney da Silva Mendonça, da Paróquia São Brás, as sementes foram ofertadas e trocadas entre os participantes.

Os integrantes das CEBs participaram ativamente do todos os momentos do encontro, interagindo todo o tempo. Partiu dos representantes das comunidades a ideia de conversar com o prefeito de Birigui sobre a coleta de recicláveis, de modo a começarem a agir em prol da preservação ambiental. Fernando Escodeiro, vice-prefeito de Birigui também esteve presente durante todo o dia.

De acordo com os coordenadores das CEBs, encontros dessa magnitude reafirmam a ideologia desta pastoral social, que luta pela edificação de um mundo melhor a partir das pequenas comunidades de base. A parceria com o CEBI e com a AGA foi produtiva, visto que as três organizações comungam dos mesmos objetivos.

Diuan Feltrin, Rafael Ribeiro e Giovani Machado

 

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya

slot online judi bola terpercaya slot online terpercaya judi bola prediksi parlay hari ini

Seu carrinho está vazio.