Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI Birigui: CEBI e AGA assessoram encontro regional das CEBs

CEBI Birigui: CEBI e AGA assessoram encontro regional das CEBs
CEBI Birigui: CEBI e AGA assessoram encontro regional das CEBs
5 de agosto de 2011 Centro de Estudos Bíblicos

No domingo, dia 31 de julho, aconteceu no Centro Paroquial de Pastoral em Birigui, o Encontro Regional Anual das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) cujo tema foi "Mudanças Climáticas". Na ocasião, as CEBs se uniram ao CEBI (Centro de Estudos Bíblico) e à AGA (Associação do Grupamento Ambientalista) em um dia de muitas reflexões, espiritualidade e partilha.

No começo do dia os participantes vivenciaram a Oração da Manhã, que foi o ponto de partida para sensibilizá-los para o que viria nas horas seguintes. Durante a oração os participantes percorreram um caminho repleto de contrates. Entre conflitos ambientais e sociais, o caminho orante levou as pessoas a refletirem sobre os diversos problemas que afetam o mundo contemporâneo. Após o caminho houve partilha das sensações e a
escuta atenta da parábola do semeador (MT 13 – 1,23).

Em seguida, os cerca de 80 participantes foram divididos em dois grupos para estudarem a visão bíblica sobre o meio ambiente e também para compreenderem, na prática, como a degradação da natureza contribui para o aquecimento global. O estudo bíblico foi assessorado por Lucas Rinaldini, integrante do CEBI Birigui. Segundo ele, "os seres humanos estão se esquecendo do quanto precisam do planeta e que o planeta não precisa de nós para sobreviver. Muito pelo contrário, nossa ausência aqui faria muito bem ao mundo."

Durante a assessoria, Rinaldini expôs esperança para a transformação da realidade ambiental à luz do Evangelho. "As dores que vivemos hoje não são para nos dar medo nem nos desanimar ou deprimir, mas para nos encorajar a agir e a ter cada vez mais esperança, que alimenta nossa fé em Deus. Com Ele, temos a missão de cuidar e participar da ressurreição do mundo", afirmou.

O ambientalista Jefferson Rabal, coordenador de projetos da AGA, assessorou os membros das CEBs no que tange à ecologia na prática. Os participantes tiveram a oportunidade de experimentarem os efeitos que o aquecimento global provoca. A assessoria de Rabal aconteceu na parte externa do Centro Paroquial, em meio à natureza. As pessoas perceberam as diferenças entre a temperatura dentro e fora da mata que cerca o local.

Ao final da tarde, Jefferson orientou os participantes a plantarem sementes. Como compromisso, cada pessoa ficaria responsável por cuidar da semente plantada, a fim de preservá-la. Na missa de encerramento, presidida pelo Padre Sidney da Silva Mendonça, da Paróquia São Brás, as sementes foram ofertadas e trocadas entre os participantes.

Os integrantes das CEBs participaram ativamente do todos os momentos do encontro, interagindo todo o tempo. Partiu dos representantes das comunidades a ideia de conversar com o prefeito de Birigui sobre a coleta de recicláveis, de modo a começarem a agir em prol da preservação ambiental. Fernando Escodeiro, vice-prefeito de Birigui também esteve presente durante todo o dia.

De acordo com os coordenadores das CEBs, encontros dessa magnitude reafirmam a ideologia desta pastoral social, que luta pela edificação de um mundo melhor a partir das pequenas comunidades de base. A parceria com o CEBI e com a AGA foi produtiva, visto que as três organizações comungam dos mesmos objetivos.

Diuan Feltrin, Rafael Ribeiro e Giovani Machado