CEBI em destaque

CEBI-BA realiza Seminário Bíblia e Movimentos Sociais e acolhe teóloga holandesa

CEBI-BA realiza Seminário Bíblia e Movimentos Sociais e acolhe teóloga holandesa
Nos dias 17, 18 e 19 de abril o CEBI-BA se reuniu em Feira de Santana para refletir a Bíblia a partir da ação dos movimentos sociais. A assessoria foi do padre católico José Carlos, de Central, no interior da Bahia. Nos últimos 20 anos, o sacerdote acompanha as atividades da Comissão Pastoral da Terra nos inspira com a sua vida de militância.

O encontro recebeu 48 pessoas, vindas das diversas áreas do grande Estado da Bahia: Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Alagoinhas, Mairi, Porto Seguro, Itabuna, Ilhéus, Ubatã, Ibirapitanga, Canarana, Salobro, Lagedo do Eurípedes, Jacobina. O grupo foi composto por 37 mulheres e 11 homens incluindo uma criança (Déborah, de dois anos) e seis jovens.

No início da atividade, cada participante partilhou um pouco da sua realidade e dos inúmeros desafios para a atuação como pessoa cristã. A partir das provocações do assessor, foi possível perceber os vários movimentos sociais na Bíblia, bem como identificar  que muitas pessoas ligadas ao CEBI estão inseridas nos diversos movimentos sociais: MST, Movimento de Mulheres, Movimento Nacional de População de Rua, Associação de Moradores, Movimento de Agentes Comunitários, Pastorais Sociais da Igreja Católica, Movimento Ecumênico, Movimento Contra o Extermínio da Juventude Negra, Sindicato de Trabalhadores Rurais. Foram partilhadas as lutas e sonhos na inspiração das Escrituras, na força do Espírito Santo e na energia emanadas de tantas mulheres e homens de bem na luta diária por justiça.

A leitura da realidade foi iluminada com a leitura da Bíblia. Em grupo, foram estudados os seguintes textos: Mt 5,1-16; Mt 25,31-46; Lc 1,26-56; Lc 24,13-35 e Am 8.

A noite cultural foi oportunidade de maior integração entre os/as participantes. Muitas comidas típicas foram trazidas e partilhadas. Em meio a músicas e danças, expressão de alegria e celebração da vida, o grupo foi brindado com a oficina de turbantes ministrada por Laina Crisóstomo, da REJU (Rede Ecumênica da Juventude).

 Acolhida de Sietske Blok, teóloga holandesa

Durante o Seminário, o CEBI-BA acolheu a Pastora  Sietske Blok, que está participando do intercâmbio do CEBI com a Kerkinactie, entidade holandesa.  Teóloga da Igreja Protestante da Holanda, Sietske ficará dois anos na Bahia, acompanhando as atividades do CEBI para aprimorar seus conhecimentos da Leitura Popular da Bíblia.

Sietske está no país desde o início de fevereiro, mas até o momento participava de curso de português e de realidade brasileira, em Brasília. A partir deste encontro, integra-se à caminhada do CEBI-BA. Sietska residirá em Salvador e acompanhará o CEBI, além de participar de algumas atividades na CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço).

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×