Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-BA: Promove seminário sobre os Povos Originários.

CEBI-BA: Promove seminário sobre os Povos Originários.
8 de setembro de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI-BA: Promove seminário sobre os Povos Originários.

Povos Originários das tradições bíblicas foi o tema do seminário do CEBI-BA, realizado durante os dias 15 a 17 de agosto, em Feira de Santana. Estiveram presentes pessoas de toda a parte do estado. Foi um momento de tecer, despertar e aprofundar a leitura popular e libertadora da Bíblia. O encontro foi assessorado por Luiz Dietrich, de Florianópolis, diretor adjunto do CEBI Nacional.

O encontro teve inicio com um momento de integração, celebração e introdução a temática trabalhada. Já no sábado, após um breve momento de partilha de experiências, falou-se sobre o processo de instituição do monoteísmo em Israel e de como ocorreu as mudanças do “lugar de Deus” ao longo da história de Israel. O grupo relembrou que, no período do Êxodo, Deus “caminha junto com o povo”; já na Monarquia, torna-se um guerreiro ou é fixado no Templo, tornando-se estático e com acesso restrito. Além disso, desenvolve-se a concepção de um Deus violento, legitimador da violência dos grupos controladores do poder. Esta reflexão foi aprofundada e estudada até o domingo pela tarde. 

Na avaliação dos e das participantes, o evento se constituiu em espaço de formação e empoderamento. Além de permitir uma retomada crítica da linha do tempo da história de Israel, o debate despertou para a necessidade de superação de leituras ingênuas da Bíblia. De forma especial no momento atual do Brasil, práticas de intolerância religiosa não podem continuar sendo justificadas a partir de textos bíblicos.