CEBI em destaque

CEBI-BA: Promove seminário sobre os Povos Originários.

CEBI-BA: Promove seminário sobre os Povos Originários.

Povos Originários das tradições bíblicas foi o tema do seminário do CEBI-BA, realizado durante os dias 15 a 17 de agosto, em Feira de Santana. Estiveram presentes pessoas de toda a parte do estado. Foi um momento de tecer, despertar e aprofundar a leitura popular e libertadora da Bíblia. O encontro foi assessorado por Luiz Dietrich, de Florianópolis, diretor adjunto do CEBI Nacional.

O encontro teve inicio com um momento de integração, celebração e introdução a temática trabalhada. Já no sábado, após um breve momento de partilha de experiências, falou-se sobre o processo de instituição do monoteísmo em Israel e de como ocorreu as mudanças do “lugar de Deus” ao longo da história de Israel. O grupo relembrou que, no período do Êxodo, Deus “caminha junto com o povo”; já na Monarquia, torna-se um guerreiro ou é fixado no Templo, tornando-se estático e com acesso restrito. Além disso, desenvolve-se a concepção de um Deus violento, legitimador da violência dos grupos controladores do poder. Esta reflexão foi aprofundada e estudada até o domingo pela tarde. 

Na avaliação dos e das participantes, o evento se constituiu em espaço de formação e empoderamento. Além de permitir uma retomada crítica da linha do tempo da história de Israel, o debate despertou para a necessidade de superação de leituras ingênuas da Bíblia. De forma especial no momento atual do Brasil, práticas de intolerância religiosa não podem continuar sendo justificadas a partir de textos bíblicos. 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×