CEBI em destaque

Após realizar Assembleia e eleger nova coordenação (2022-2024), o CEBI Bahia realizou de forma presencial seu planejamento anual

O Cebi Bahia segue animado pela “mística do fifó” (ou candeeiro), nosso símbolo, inspiração, mas também convicção, pois “não se acende um fifó para colocar debaixo do cesto” (cf. Mt 5,15); ou mesmo, “a luz do fifó brilha nas trevas, e as trevas não conseguem dominá-la” (Jo 1,5).

Nesta perspectiva, nos reunimos remotamente para Assembleia do Cebi Bahia (27 e 28 de novembro de 2021). Lá, um tema, mas também um grito, aluminou nossos trabalhos: “Caminhando com as Comunidades no Cuidado da Casa Comum”. Esse tema foi inspirado pelo “eixo” proposto para o próximo triênio (2022-2024) pelo Cebi Nacional: “Caminhando com as periferias no cuidado com a Casa Comum, em busca do Bem-Viver” (Ecumenismo; Leitura Popular e Política da Bíblia; Pandemia). Os trabalhos nos levaram à firmar três prioridades para animar a vida do Centro de Estudos Bíblicos em terras baianas:

  • Prioridade 1: Retomar, continuar e acompanhar grupos de Leitura Popular da Bíblia (com a dinâmica do CEBI) nas comunidades.
  • Prioridade 2: Cuidar da formação sociopolítica (tendo em vista, entre outras coisas, o ano eleitoral de 2022, a partir de estudos da Laudato Si’ e/ou Fratelli Tutti do Papa Francisco).
  • Prioridade 3: Animar a sinodalidade e ecumenicidade como esforço de inclusão, inserção e participação do Cebi com/na vida e missão das igrejas.

 

 

E na perspectiva de colocar em prática essas prioridades, foram apontadas algum compromissos, como:

  1. Iniciar, fomentar, reiniciar, reanimar os grupos de Leitura Popular da Bíblia com mulheres, juventudes, crianças; com atenção também para grupos “fora das igrejas”.
  2. Encontros locais e círculos bíblicos da Campanha da Fraternidade 2022, com professores e demais profissionais da educação e um grande encontro estadual de formação sociopolítica.
  3. Manter a participação nas manifestações organizadas (campanhas, Grito dos Excluídos, combate às fake news etc).

 

Na celebração final, agradecemos pela coordenação do CEBI Bahia que esteve na caminhada de 2017 à 2021 e apresentamos, rezamos e enviamos a nova coordenação:

  1. Marcio L’o, representa a Antiga Coordenação e fará a ponte entre Cebi Bahia e Cebi Nacional; é da Área de Feira de Santana.
  2. Neuci Brito, da Área de Salvador.
  3. Maria Soraia Bião, da Área de Alagoinhas.
  4. Elenaide Adelina Gonçalves, da Área de Irecê.

Louvado seja o Deus dos Pequeninos pela vida e disponibilidades dessas irmãs e irmão.

 

E, com o desejo de ver essas experiências e anseios tomarem corpo e ganharem o chão na Bahia, A nova coordenação e a antiga se encontro para planejamento anual de 2022. Então, a partir do que vimos, sentimos e compartilhamos, articulamos o seguinte caminho:

  • Visitar, participar, animar e/ou fomentar a vida dos Grupos de Leitura Popular e Política da Bíblia nas Áreas da Bahia (já estão em processo de articulação a vista a quatro áreas em 2022, a cidade de Morro de Chapéu será o primeiro espaço de encontro.
  • Nessas visitas serão organizados e proposto para as Áreas encontros formativos de Metodologia de Leitura Popular e Política da Bíblia.
  • No fim do ano, será proposto um encontro estadual para avaliar e celebrar esse caminho.

 

Que a Divina Ruah, o Deus da Vida, Jesus Libertador, Candeeiro do Mundo, alumie nossos passos nesse caminho!

Amém! Axé!

 

Texto elaborado pela equipe do CEBI Bahia

Fotos : CEBI Bahia

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×