CEBI em destaque

A 7ª edição do DABAR conclui seu último módulo

A 7ª edição do DABAR conclui seu último módulo
O curso de especialização em Assessoria Bíblica teve seu último módulo concluído em 23 de julho. Esta etapa, que iniciou dia 11 deste mês, trabalhou de modo intensivo algumas hermenêuticas de aproximação ao texto bíblico. O objetivo fundamental do curso é estabelecer uma ponte entre a Leitura Popular da Bíblia e a formação acadêmica, é fortalecer a leitura libertadora da Bíblia junto às comunidades com as contribuições da academia.
 
Para a Irmã Andréia Lopes Dal Cól, de Óbidos, Pará, o curso surgiu como um "desejo de aprofundamento da palavra para melhor desenvolver as minhas atividades pastorais". "Vim no desejo de um melhor aprofundamento e aprendizado vindo somente da Palavra, e chegando aqui, com a metodologia do próprio CEBI, me fizeram aprofundar também a Palavra a partir da vida de cada participante", comenta Andréia.
 
Participaram deste módulo 36 pessoas, de três denominações cristãs diferentes, e de 15 estados brasileiros. Também tiveram participantes de Salta, Argentina, e de Manágua, Nicarágua. A diversidade enriqueceu ainda mais as propostas do curso.
 
Para Flor Ramírez Sandoval, vinda de Barra Mansa, Rio de Janeiro, o "DABAR é Palavra que me ensina a enxergar com olhos de mulher, ajuda-me a mergulhar, a seguir caminhando com maturidade na fé que constrói paz, justiça e compaixão".
 
As aulas ocorreram na sede da Escola Superior de Teologia (EST), que é parceira do CEBI, e fica localizada em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Nos primeiros dias deste último módulo do DABAR, Edmilson Schinelo trabalhou com o grupo a metodologia de Leitura Popular da Bíblia.
 
Na sequência, Nancy Cardoso orientou o estudo sobre a Leitura Feminista da Bíblia. Na segunda semana, Obertal Ribeiro orientou a aproximação à Bíblia na ótica da negritude e, por fim, Iuri Reblin assessorou o grupo no estudo da metodologia de Ensino Superior.
 
Para Múria Carrijo Viana, de Goiânia, Goiás, "o DABAR ofereceu novos instrumentos metodológicos e conteúdos, para mediar diálogos na perspectiva da LPB". "Com os novos instrumentos, sinto-me mais livre, autônoma e segura para facilitar formações bíblicas, junto aos grupos de base. O curso me trouxe mais serenidade e mansidão para escutar a realidade, nas suas variadas manifestações e provocar novas perguntas, a partir do que escuto." 
 
""

Agora, as pessoas participantes do curso têm pela frente a finalização da monografia.

 
"Saio animada também para o desafio que é abrir diálogos ecumênicos e inter-religiosos reconhecendo valores das crenças e respeitando a construção cultural desde os povos originários", avalia Maria Valdicelia C. Lopes, de Fortaleza, Ceará. Valdicelia é agente de pastoral do povo da rua de Fortaleza, do grupo de facilitadoras do CEBI pelo grupo Agar e almejava com o curso "aprofundar os estudos na leitura popular da Bíblia em todas as suas nuances reveladas em coletivo". "Participar do DABAR foi um sonho sonhado por seis anos", conta a participante.
 
Já estão abertas as inscrições para uma nova edição do DABAR em 2017-2018.
 
Anexo I – Informações DABAR 2017-2018 e ficha de inscrição.
situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×