Poesia da Libertação

Aquilombar, uma canção para celebrar a ancestralidade do Povo Negro

AQUILOMBAR

Letra: Marco Davi – Música: Augusto Amorim Jr

 

Recentemente participei de uma celebração (virtual) na Nossa Igreja Brasileira (Rio de Janeiro), a convite do pastor e parceiro Marco Davi. Tivemos a oportunidade de conversar e, poucos minutos depois, ele me enviou uma poesia que muito me impressionou e me convidou para fazermos uma canção. O título era “Engenho e Senzala” e disse a ele que não poderia faltar naquela poesia o Quilombo, enquanto história e símbolo vivo. Prontamente ele acolheu a sugestão e respondeu criativamente. Estava, então, praticamente pronta a letra da música. Fiz, depois, apenas algumas pequenas modificações. Eis o desafio de musicar esta poesia que fala de saudade e ancestralidade, esperança e utopia, de luta, lida e festa, comunhão e justiça. Numa ponte Rio-Bahia -Bahia-Rio, unidos em Jesus e nas heranças da cultura negra.
“De Brasis, Bahia e Luanda
Surge o ser na luta, na lida…”
Foi então que coloquei a musicalidade que trago no corpo nascido e criado em São Salvador da Bahia para se encontrar com esta poesia…
Então veio a música das rodas de capoeira, onde luta e dança se entrelaçam. veio o labor, a criatividade e a alegria das rodas de choro e samba! E veio o vigor da musicalidade nordestina, a profundidade dos aboios, a vitalidade do baião.
Deste encontro nasceu esta canção.
Também para anunciar um novo tempo e caminhar…
“…tempo de harmonia
vida, festa, dança, folia
está repleto o quilombo
um verdadeiro esperançar
lugar comum, ombro a ombro
a missão em Cristo…
Aquilombar!”

 

Veja o vídeo onde o compositor interpreta a música: https://www.youtube.com/watch?v=rNEdU1DwI-k&feature=youtu.be

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×