Espiritualidades

Da boca de pequeninos (Sl 8)

clipe Latinoamerica - Calle13

por Milton Schwantes*

Brasil Descobri no oitavo Salmo algo inusitado. Pareceu-me inovador, estranho até. E isso me deu muita vontade de contá-lo a vocês. É do Salmo 8 que brotam caminhos especiais para o encontro com Deus. Suas palavras louvam ao Senhor, de céus e terra. Enaltecem-nO sobremodo. Veem colocada sua grandeza na imensidão dos mundos. Celebram Seu nome com poderes e com maravilhas. E é mesmo tão bom poder celebrar a nosso Deus deste jeito, com louvações que olham para céus e terra, para povos e nações, para rios e matas.

A todo passo nossa Bíblia nos anima para tais festanças a nosso Deus. Pois, Ele merece! Desde as distâncias e profundezas, desde Sua amizade pessoal e do senhorio universal – louvor a Deus. Ele nos abriga e liberta. Arranca-nos dos infernos da pobreza e nas angustias da solidão. Louvor a Deus! Aleluia!

Sim, nosso Salmo 8 comparte com tantas outras louvações a beleza, o encanto e a glória de quem a cada dia nos chama à vida e nos anima a escapar das opressões. Seu nome é – Emanuel, Deus Conosco!

Contudo, há algo de mui particular, de bem inovador na louvação deste nosso oitavo salmo. E isso está em incluir as crianças. Elas chegam a tornar-se exemplos prediletos para o louvor. E isso me parece inusitado. Corajoso. É qual raio iluminador. É fulgor de inspiração!

Quem exemplarmente divulga o louvor é “a boca das criancinhas e os bebês” [sigo aqui a tradução da Bíblia de Jerusalém]. Este modo de entender o louvor é algo mesmo estupendo. Sensacional. Afinal, nosso salmista há de estar referindo-se aos choros, aos gritinhos de alegria, às risadinhas gostosas… das criancinhas, dos bebês. Seus gestos pequenos com as mãozinhas comunicando sua presença louvam a Deus. Sua fome, ah sua fome continuada e nada fácil de saciar – uma louvação a nosso Deus. Sua ânsia em viver, e fazer-se presente – tudo exaltação a Deus. Mas, veja! Que frágil enaltecimento a Deus – poderia alguém dizer.

Frágil, porque não há poder do jeito humano, real, político nestes sons e gestos de bebês. Esta festa a Deus – feita por crianças – envolve a terra. É verdade. Mas não decide na terra. Bem o sabemos, ao nosso redor. Os poderes deste mundo não querem nem saber destes gritinhos de bebês. E, ainda assim, a louvação de qualidade é esta: é a da boca de bebês! Desse jeito anda o caminho de Deus! Permanece então a sugestão: louvemos a Deus, sim, sem fim. Mas no modelo dos bebês, “da boca das criancinhas”.

Eis o maior dos espetáculos! Um escândalo de fraqueza! E de vida também!

Ó Deus da vida, ó Deus dos bebêzinhos, dá-nos coragem a louvar de jeito pequeno, de boca pequena. Perdoa, Deus vivo, quando vivemos no esquecimento de teus filhinhos prediletos. Dá fortaleza à boca das criancinhas!  Em Jesus. Amém.

Biblista Luterano.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×