Artigos e Reflexões

Tabus: a necessidade de uma teologia corajosa

Por Fábio Veliq*

 

A teologia cristã deve ser capaz de lidar com temas tabus

 

Quem já se encontra no meio cristão há algum tempo já deve ter percebido a grande dificuldade que a Igreja tem em lidar com alguns temas. Os chamados temas espinhosos, tais como homossexualidade, aborto, eutanásia, dentre tantos outros, costumam gerar calorosos debates onde quer que sejam postos.

Esses temas tabus – se quisermos colocar uma categoria neles – muitas vezes recebem tal nome por causa de abordagens e exegeses conturbadas realizadas ao longo da história do cristianismo; baseadas em leituras literalistas do texto bíblico; ou ainda devido à tentativa de levar temas contemporâneos para textos que foram escritos em um contexto totalmente adverso.

Que uma leitura literalista do texto bíblico leve a exegeses conturbadas e faça com que determinado texto seja retirado de seu contexto – para caber naquilo que se quer dizer – parece ser bastante claro para alguém que estude tanto a história do cristianismo, quanto para quem esteja atento ao que acontece em diversos meios cristãos.

Por outro lado, há aqueles e aquelas que ficam em cima do muro. Se em alguns temas adotam certa literalidade, em outros pressupõem uma “hermenêutica mais contemporânea” – como se o texto bíblico fosse um self-service em que se pudesse escolher qual melhor arranjo para deixar a refeição mais agradável para quem for comê-la.

Nesse sentido, não é estranho que determinadas pessoas considerem que a fala de Paulo – que diz que o escravo deve obedecer em tudo a seus senhores – não seja aplicada hoje, porque deve ser vista dentro do contexto em que ele vivia (no qual a escravidão era uma prática aceitável). Ao mesmo tempo, porém, condenam, com base nos mesmos escritos paulinos, a homossexualidade – conceito esse que sequer existia na sua época.

Da mesma forma, condenam a poligamia, algo completamente comum e aceitável nas culturas do Mediterrâneo nos tempos antigos (e em alguns lugares, até hoje) – inclusive até mesmo autorizada por Javé na sociedade de Israel e Judá -, mas não condenam o uso de roupas de tecidos diferentes, conforme consta no texto de Levítico. Ou seja, o que era autorizado por Javé não é aceito por causa da cultura Ocidental e o que não era autorizado por Javé se torna aceito, por conta do entendimento de que tal texto deve ser lido dentro da cultura daquele tempo.

Assim, o tipo de leitura self-service do texto bíblico, a meu ver, mostra-se como um dos mais desonestos e perigosos que se pode fazer. Ao se escolher, com base em preconceitos arraigados, o que é ou não válido no texto bíblico, haverá consequências dolorosas, principalmente para grupos não hegemônicos dentro da esfera cristã.

Um dos princípios da boa hermenêutica é adotar os mesmos preceitos para todo o texto. Nesse sentido, se alguém escolhe fazer uma leitura literalista do texto bíblico, não há problema, desde que todo texto lido seja abordado de maneira literal. O que não dá para fazer é começar com uma leitura literalista e depois passar para uma leitura contextual, intercambiando a bel prazer o tipo de leitura em um mesmo texto. Além de desonesto intelectualmente, gera o self-service já mencionado.

Diante desse cenário, algo especialmente importante para a teologia cristã atual é ser capaz de lidar com temas que tornaram-se tabus ao longo da história, sem medo de propor novos entendimentos e compreensões – sempre tomando por base o ensinamento e a pessoa de Jesus que, na perspectiva cristã, deveriam ser a chave hermenêutica de todo texto bíblico.

Nesse sentido, a teologia é chamada a ser corajosa, sem medo de ser subversiva, lembrando-se sempre de que, baseada no exemplo de Jesus, deve servir para elevação da dignidade humana. Afinal, a partir dos Evangelhos podemos concluir facilmente que nada de ordem religiosa deve ser colocado acima do que é humano.

Assim, se a teologia, os rituais, os cultos ou o texto bíblico tornaram-se instrumentos de opressão e morte, automaticamente, eles deixaram de anunciar a boa nova do Reino de Deus que tem como primazia o amor que liberta e gera vida.

*Fabrício Veliq é protestante e teólogo. Doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (FAJE), Doctor of Theology pela Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), Bacharel em Filosofia e Licenciado em Matemática (UFMG). Autor do livro: Teologia no século 21: novos contextos e fronteiras. Editora Saber Criativo. E-mail: [email protected]. Site: www.fabricioveliq.com.br

 

Legenda/crédito foto: Ao se escolher, com base em preconceitos arraigados, o que é ou não válido no texto bíblico, haverá consequências dolorosas (Timothy Eberly / Unsplash)

 

Artigo publicado no site DOM TOTAL: https://domtotal.com/noticia/1528248/2021/07/tabus-a-necessidade-de-uma-teologia-corajosa/

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×