Artigos e Reflexões

Sinodalidade: ensaio de um mundo novo

O papa declarou que o caminho da sinodalidade é o que Deus espera da Igreja neste terceiro milênio de sua existência

Por Marcelo Barros*

Em nossos dias, em todas as religiões, existem movimentos tradicionalistas que reagem a mudanças e insistem na fidelidade à tradição que consideram inamovível. Apesar disso, Igrejas e religiões são chamadas a repensar a sua função na construção de um mundo de paz e de justiça eco-social. Pela primeira vez na história, na Igreja Católica, um papa enfrenta oposição declarada. Esta oposição não parte de inimigos da fé. Vem de cardeais, bispos e padres, assim como de grupos da própria Igreja.

O papa fundamenta suas propostas na mais antiga tradição cristã. Há 60 anos, o papa João XXIII propunha que, como critérios para sua renovação, a Igreja tomasse dois princípios: volta às fontes e atualização. É neste espírito que o papa Francisco procura revalorizar as Igrejas locais e reforçar a sinodalidade. Era a forma de organização social que caracterizou as Igrejas cristãs nos séculos antigos. Na língua grega, o termo Sínodo significa “caminhar juntos”. A partir da Idade Média, ao se inserir nas estruturas do poder político, a Igreja se tornou hierárquica e piramidal.

Agora, no primeiro domingo de outubro, o papa iniciou o processo preparatório para um novo Sínodo mundial com o tema: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. Para isso, propõe para esta primeira etapa, um processo de consulta e diálogo a partir das Igrejas locais. Depois, um segundo momento reunirá as propostas de cada continente. Finalmente, em 2023, o evento do Sínodo em Roma reunirá bispos e representantes vindos de todo o mundo para organizar as propostas recolhidas e efetivar as conclusões aprovadas.

O papa declarou que o caminho da sinodalidade é o que Deus espera da Igreja neste terceiro milênio de sua existência. A sinodalidade não é apenas o tema particular deste sínodo. Deve ser o próprio jeito da Igreja ser, em sua natureza e na sua missão. Supõe escuta do Espírito de Deus que fala pelas pessoas e comunidades e nos abre ao diálogo com o diferente na comunidade e no mundo. O papa pede que, nesse processo, sejam escutadas não apenas as pessoas que pertencem às comunidades, mas mesmo gente de fora e categorias normalmente excluídas pelas Igrejas e pela sociedade.

O tempo é curto e, até aqui, a abertura para a escuta e o diálogo não faz parte da cultura eclesial. A sinodalidade é, por natureza, um processo horizontal. As estruturas eclesiásticas ainda se movem de forma vertical.

Através desse processo, o papa retoma as intuições do Concílio Vaticano II sobre a Igreja como povo de Deus, no qual todos e todas exercem um sacerdócio real, baseado no batismo e a própria hierarquia não está acima dos outros e sim faz parte do mesmo discipulado. Ele espera envolver as 114 conferências episcopais de rito latino, o Conselho dos Patriarcas Católicos do Oriente, os seis sínodos patriarcais de Igrejas orientais e cinco conferências episcopais dos diferentes continentes.

Antigos pastores cristãos diziam que a Igreja deveria se organizar como parábola e ensaio para o mundo novo, construído como Deus gostaria que este fosse. Em nossos dias, a sociedade civil internacional está buscando novas formas de organizar a Política e a Economia. A humanidade mais consciente sabe que países ricos acumulam vacinas e não sabem o que fazer com lotes cuja validade está para vencer. Enquanto isso, em toda a África, só 4% das pessoas têm acesso a vacinas e há países nos quais nem 2% da população está vacinada.

As Igrejas cristãs devem ser espaços de diálogo e de comunhão organizados de forma sinodal para ensaiar um mundo no qual se consiga democratizar radicalmente a democracia e se coloque a economia e a organização social a serviço da vida para todos e todas.

*Marcelo Barros é monge beneditino e teólogo especializado em Bíblia. Atualmente, é coordenador latino-americano da Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo (ASETT). Assessora as comunidades eclesiais de base, CEBI e movimentos sociais como o Movimento de Trabalhadores sem Terra (MST). 
Foto/legenda : Sala do Sínodo durante o Sínodo da Amazônia /Vatican Media

 

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×