Artigos e Reflexões

Quando entrar setembro

Por  João Ferreira Santiago*

“Abre a tua mão para teu irmão” (Dt 15, 11),

abre os teus olhos para reconhecer Jesus (Lc 24 31)

            Caríssimas e caríssimos irmãs e irmãos, o ano de 2020 será lembrado por muitos anos, pelas lições e aprendizados e pelas perdas ocorridas em milhões de famílias enlutadas no mundo todo. Uma praga em forma de vírus deixou a modernidade e a ciência mudas; a tecnologia e as religiões nuas; e os nossos governantes com as mãos manchadas com sangue de inocentes. Grande parte das mais cem mil mortes em nosso país, são o resultado da ausência ou da insuficiência das Políticas Públicas, como diz a CNBB em seus Documentos. Vemos a Sabedoria do tempo testemunhando um provérbio bíblico que diz, “Com os justos no poder, alegra-se o povo; mas quando governa o malvado, o povo geme” (Pr 29, 2). Um provérbio de nosso tempo, no entanto, nos diz que, “Quando o medo fechar as Igrejas nos templos a esperança deve abrir em cada casa uma Igreja”. Precisamos aprender novas formas de viver a fé e temos uma excelente oportunidade com a chegada do mês da Bíblia. Vivemos um tempo cheio de exigências e urgências e o maior sinal de nossa Igreja vem exatamente da Palavra de Deus. O Livro a ser estudado é o Deuteronômio – a Segunda Lei -, e o lema è: “Abre a tua mão para teu irmão” (Dt 15, 11).

O gesto da mão aberta é um sinal de paz que se opõe às armas, à intolerância e a violência. É comum encontrarmos pessoas e grupos defendendo os punhos fechados e atirando pedras. Precisamos ter a mesma certeza do Apóstolo Paulo de Tarso, de que “Nada nos separará do amor de Deus” (Rm 8, 38-39). E o que fazermos durante o Isolamento Social? A nossa Igreja dispõe de diversos instrumentos de ajuda ao estudo bíblico: cartilhas, livretos, textos base e, muitas Dioceses e Paróquias, oferecem cursos de estudo bíblico. Mesmo sendo insuficientes, é possível aprendermos com eles e a partir deles criar novas formas de viver a fé que não aquela ritualista, que vem pronta e basta-nos balançar as cabeças. A Igreja é o último refúgio do povo empobrecido e excluído das Políticas Públicas, dos Direitos Humanos Fundamentais e da Dignidade. Ouvir, interpretar e pôr em prática a Palavra é essencial para o povo de Deus. Qual é a nossa resposta ao chamado para assumirmos as exigências de nosso batismo? Somos Batizados e Enviados. A travessia desse deserto e a passagem para o outro lado desse mar, dependem da resposta à estas perguntas: quantos grupos de estudos bíblicos nós organizamos em nossas casas?  Quais são efetivamente as mudanças que essa pandemia provocou em nossos comportamentos? Nos âmbitos pessoal, familiar e comunitário. O que efetivamente nós aprendemos que nos faz dizer: aqui, neste ponto, eu melhorei, como cristão, como ser humano, como pessoa?

Ainda, este é um ano eleitoral. Despois de toda a maldição provocada pelo voto envenenado com ódio e com a alienação, nós não podemos repetir os mesmos erros que estão nos levando à morte. Agora, todo mundo vai te dizer que é da Igreja, mesmo que você não se lembre de tê-los vistos lá algum dia; todos vão falar de diálogo, mesmo que não saibam dividir o tempo para a palavra com os outros, nem num momento de oração. Vereador não asfalta Rua; vereador não faz esgotamento e não coloca manilha; vereador não faz ponte; vereador não cria vaga em creche e nem nomeia médico na Unidade de Saúde. Isso quem faz ou deveria fazer é o prefeito. Está certo que em alguns lugares como em Curitiba, o prefeito fez foi tirar vagas, fechar creches e CRAS, mas é dele que se deve exigir que atenda as necessidades básicas dos munícipes. Mas em Curitiba, o prefeito atende é as necessidades dos empresários.

Vereador deve fiscalizar o prefeito e seu secretariado e elaborar leis que tornem obrigatoriedade e assegure aquilo que é essencial para o município. A Câmara de vereadores não é um escritório de despachante para atender os mandados do prefeito. E nem uma agência de negociação. É um poder independente e autônomo. Quando você vota num vereador picareta que quer se dá bem na politica e vai negociar voto para acumular vantagens, você está sendo cúmplice das falcatruas que fazem com que os recursos públicos escorram pelo ralo e pela miséria e até pelas mortes causadas pelas consequências. Quantas das 131.210 mortes por corona vírus teriam sido evitadas se tivéssemos um presidente de verdade? Se tivéssemos um governo e não uma Organização Criminosa fazendo manobras para legalizar a corrupção e blindar criminosos? Se tivéssemos um parlamento com o mínimo de dignidade? Se tivéssemos um poder judiciário decente? Bastava-nos uma destas alternativas.

Vote com dignidade. Não vote em alguém porque alguém mandou; não vote em alguém porque fala bonito; não vote em alguém só porque é da família; não vote em alguém porque lhe promete alguma coisa; não vote em alguém só porque conhece a família… Enfim, estes são alertas que já fazem parte das Cartilhas eleitorais assinadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB –  uma das entidades mais idôneas e dignas do Brasil e do mundo. A direita brasileira jamais teve escrúpulos e sempre foi violenta e corrupta. Agora, ela chegou ao fundo do poço da imoralidade e o pior é que continua cavando. Os poderes se uniram para revelar suas fraquezas e sua capacidade de praticar corporativismo. A cada desgraça que acontece contra a nação, eles se reversam entre eles e entre seus membros para definir quem fará o próximo trabalho sujo. Triste realidade para uma democracia tão cara e tão promissora.

 

*teólogo e assessor do CEBI, autor do livro “Teologia Pastoral – a

Arte do seguimento e do discipulado de leigos e leigas”.

Em breve com o autor.

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×