Artigos e Reflexões

Profecia e Monarquia não combinam

Por Padre Soares *

A natureza tem reclamado muito sobre os estragos que estamos causando ao sistema do clima, do solo e, por isso, veem as enchentes, tsunamis, agora surge a nuvem de gafanhotos, o trágico vírus do COVID e por aí vai. Vai, vai a mãe terra, os oceanos e os animais e plantas – matamos o texto bíblico, “E Deus viu que tudo era muito bom” Gênesis 1, 10.12.18 – reclamando dos estragos que impomos a nossa Casa Comum. Para ser sincero, existem profetas e profetizas que nos ajudam a combater os males do tempo presente, mas não queremos escutá-los e ainda campanhas são produzidas para macular suas imagens (é o caso do papa Francisco, da menina Greta, de líderes indígenas e outros).

Por sua vez, nos tronos com suas almofadas e com seus “capatazes”, muitos reis durante a história de Israel provocaram desgraças na vida do povo. Rios sofreram e pessoas gemeram de fome e sede. Muitos foram exilados e até mortos como no caso de Nabot de Jezrael (1Rs 21,1-16) que foi arrancado e assassinado na sua própria terra. Uma imagem bíblica dolorida e que recorda as mortes por terra no Brasil. Neste caso, foi lastimosa a conduta do rei e sua esposa Jezabel, que no primeiro ou num dos primeiros casos de luta pela terra que a bíblia narra, levou um israelita a morte. Pura ambição e mal uso do poder em Israel, dando a entender rapidamente que a monarquia e a profecia não dariam certo. Neste caso de Nabot, Elias protestou e foi perseguido.

Violência contra os (as) escolhidos (as) de Deus perenizaram-se desde o Israel antigo – primeiro testamento – até chegar o tempo de Jesus. Nesse texto, queremos dar início a uma série de dois ou três pequenos artigos para evidenciar está dicotomia nefasta entre trono e palavra. Mostrar a carência que sofremos hoje de homens e mulheres com voz contundente e sem interesse pelo poder e pelo dinheiro. A carência de bocas místicas e corajosas que nos estimulem na redescoberta de nossa vocação profética. Todavia, reconhecemos que ainda existem aqui e acolá nomes que serão destacados mais a frente.

Fazendo uma leitura acurada de alguns episódios proféticos, desejava chegar a Elias e sua missão abissal que com muita coragem enfrentou os 450 profetas de Baal, numa epopeia de encher os olhos. Queria no dia passado de João Batista – foi 24/6 – confirmar que o primo de Jesus veio com “o espírito e a força de Elias” (Lc 1,17), para realizar a ponte extraordinária entre o primeiro e o segundo testamento. João, fruto de uma ação miraculosa de Deus, veio para preparar a chegada do Messias e Lucas narra assim o fato inusitado: Lucas 1,5-25.

Apaixonado por João Batista, colocamos no nosso lema diaconal o texto de sua palavra que diz: “É preciso que ele cresça e eu diminua” (João 3,30). João, luzeiro e instigador, foi o grande profeta que precedeu Jesus no nascimento, batizou-o nas águas do Jordão – portanto começou a pregar primeiro – e foi assassinado antes do “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). E, nas pegadas de João e Elias deparei-me com este texto espetacular que apresento agora e depois comentarei fechando o primeiro artigo:

Então o rei de Israel ordenou: Prenda Miquéias e o leve ao governador Amon e ao príncipe Joás Você dirá a eles: ‘Por ordem do rei, ponham esse homem na prisão e o tratem a pão e água, até que o rei volte vitorioso’. Miquéias disse: Se você voltar vitorioso, Javé não falou por minha boca” (1Rs 22, 26-28).

O profeta Miquéias foi chantageado e preso de modo violento por causa de sua conduta profética. A quem desagradou? Ao rei Acab e aos seus “capatazes”. E o texto inteiro – 1Rs 22,13-38 – dentro do seu contexto é de uma guerra atabalhoada que Acab queria realizar contra os arameus e contou com o apoio do rei de Judá, chamado Josafá (1Rs 22,2-4). Todos os profetas do rei aprovaram a iniciativa. “O rei de Israel reuniu os profetas, cerca de quatrocentos homens, e lhes perguntou: devo atacar Ramot de Galaad, ou não? Eles responderam: pode ir, porque Iahweh a entregará nas mãos do rei” (1Rs 22,6). Para eles, o rei sempre tinha razão e então uma pergunta se impõe: para que consultar o profeta? Para legitimar a decisão do trono? Por que usavam o nome de Deus nas guerras e outras iniciativas? A própria resposta de Miquéias de Jemla nos concede luzes e respostas:

O rei de Israel comentou então com Josafá: Eu não disse a você? Ele nunca me profetiza boa sorte, mas sempre desgraça. Miquéias replicou: Ouça a palavra de Javé. Eu vi Javé sentado em seu trono, e todo o exército do céu estava em , à direita e à esquerda de Javé. E Javé perguntou: Quem poderá enganar Acab, para que ele e morra em Ramot de Galaad? (1Rs 22,18-20).

  1. a) O eterno desejo de manipulação. Deus não concede privilégios a reis e a seus filhos e filhas por ocuparem cargos de destaque. O fato de sentar-se num trono, não capacita o rei a ser dono de Deus e de suas decisões. Na época do primeiro testamento, evidencia-se o fato da escolha e proteção de Israel que na bíblia chama-se de Vinha do Senhor (ex. Salmo 79/80). Os reis escolhidos eram para proteger está propriedade e não tirar proveito dela e de Deus.

Nunca o desfecho da história dos reis foram favoráveis quando tentaram manipular em vão o nome de Iahweh. Se está consciência estivesse na cabeça dos cristãos e cristãs de hoje, não veríamos e não escutaríamos tantos desmandos no Brasil tanto nas campanhas eleitorais como nos mandatos dos governantes. Essa ideia de pátria livre e pseudo-cristã e de que Deus envolve-se nas decisões do executivo ou de qualquer poder hoje, é mais uma aberração dos malucos e fascistas de plantão.

  1. b) Uso indevido da religião. Normalmente isto acontece em contextos de vulnerabilidade por parte do povo, dos sacerdotes e da própria sociedade. Jeremias tem um texto que expressa bem está realidade (Jeremias 14,1-7.18-22). Buscar na religião o arco da legitimidade para explorar e destruir os direitos do povo, é próprio dos soberbos e gananciosos. O fio da religião que pode ser parecido com uma navalha – cortando de ambos os lados – consegue penetrar na medula e nos ossos de um povo que não possui memória histórica e nem consegue enxergar na religião a porta de sua liberdade. Maus pregadores também colaboram com este uso nefasto e o trono nunca aceitou a verdadeira profecia exatamente porque a palavra aguda de profetas como Amos, Jeremias, Sofonias e outros, não permitiam idolatrização das leis e mandamentos e nem de uma sadia vivência religiosa (Amós, 7,10-15; Jeremias, 26,1ss).

Nos próximos artigos ampliaremos a profecia no segundo testamento e como enxergamo-la nos dias atuais.

 

Padre em Aracaju, assessor das CEBs e do CEBI-SE

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×