Artigos e Reflexões

Para que este Natal seja novo

Por Marcelo Barros*

 

A celebração deste Natal de 2021 nos convoca à esperança e à renovação da vida. Mesmo se temos muitos motivos de preocupação e estamos encerrando um ano que, em matéria de sofrimentos, não nos poupou, a festa do Natal, desde suas origens anteriores ao Cristianismo, por festejar o ciclo solar, é celebração da luz que vence as trevas.

Em um dos evangelhos lidos nas comunidades para preparar o Natal, o profeta João Batista anuncia Jesus como aquele que vem nos mergulhar na ventania do Espírito e no fogo. E fazer com que dentro de nós e no mundo, reacendamos o fogo da justiça amorosa, da solidariedade e do cuidado uns com os outros e com a mãe Terra e a natureza.

A celebração do Natal não é apenas simples memória de um aniversário. Deve convocar todas as pessoas humanas, cristãs ou não, religiosas ou não a um renascer da vida que seja um verdadeiro renascer. Aliás, o que significaria nascer, se não fosse para estar abertos a um constante renascer? Em cada idade física, o ser humano larga uma idade e renasce para outra.

Maria Zambrando, filósofa espanhola, ensinava que, como todo animal, o ser humano é mortal. No entanto, o que o caracteriza não é ser mortal e sim ser natal, isso é, chamado a uma permanente renovação do ser e da vida. O poeta Pablo Neruda afirmava: “Nascemos como esboço. É preciso sempre renascer. Nascemos para renascer”. Podemos dizer que renascemos cada vez que realizamos os passos que a vida exige e nos abrimos para uma nova etapa.

O sentido mais profundo da celebração do Natal é abrir nossos corações e nossas vidas para essa perspectiva de uma vida nova, tanto no plano pessoal como de nossas relações, atividades sociais e políticas.

Esse processo de renovação interior tem suas raízes no mais profundo de cada pessoa, mas toma corpo em um modo de viver comunitário. As Cebs existem para nos ajudar a viver em comunidade essa gravidez de um mundo novo e para engravidar toda a humanidade com a esperança de um mundo novo e mais amoroso. Para que esse renascimento da vida seja possível, é preciso denunciar e combater a política que serve à morte e ao desamor. Oscar Romero, mártir da caminhada libertadora, insistia que a verdadeira espiritualidade consiste em acentuar a dignidade da Política e fazer com que ela se coloque a serviço dos mais pobres e possa ser transformadora.

As Cebs se inserem na Política de base e no protagonismo dos movimentos sociais. A partir daí, ajudam o povo, principalmente as pessoas mais vulneráveis, a assumirem a consciência de sua dignidade. É esta Política de base que faz com que, nas próximas eleições, devamos ajudar os partidos mais ligados ao povo a se comprometerem com as pautas prioritárias das comunidades. Assim, para as diversas instâncias do poder legislativo e do executivo, poderemos votar em representantes das classes oprimidas e, juntos, caminhar para esse Brasil novo que esperamos e para o qual trabalhamos. Nessa esperança, feliz Natal do Cristo gerando dentro de nós uma nova esperança de um mundo novo e da renovação de cada uma e cada um de vocês.

 

* Monge beneditino, teólogo, escritor e assessor do CEBI

 

Fonte : portal das CEBs http://cebsdobrasil.com.br/?_ga=2.255042624.998757032.1640029425-507949679.1640029425

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×