Artigos e Reflexões

O aspecto teológico e social da CFE 2021

Por Kinno Cerqueira*

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021 é uma colcha entretecida por fios coloridos e diversos. Hoje, tocaremos brevemente em dois desses fios: o teológico e o social.

Quando observamos cuidadosamente esses dois fios, percebemos que eles se apresentam tão entrelaçados, que não é possível separá-los, embora teimemos em distingui-los para, assim, melhor compreendê-los – em condições reais, o teológico é social e o social, teológico.

À medida que eu deslizava minhas mãos sobre esses dois fios e tentava compreender suas amarrações e seus arremates, percebia que esses dois fios da CFE, o teológico e o social, dão muito o que pensar e o que fazer. Todavia, para não nos demorarmos demasiadamente em divagações, decidi apresentar-lhes o que me subiu à mente em duas despretensiosas teses, uma para cada fio, seguidas, respectivamente, de brevíssimas anotações: 1) tese sobre o fio social: a CFE 2021 é uma contracampanha; 2) tese sobre o fio teológico: a CFE 2021 é uma teologia da paz.

A CFE 2021 como contracampanha. Desde 1500, estas terras que chamamos de Brasil gemem sangrando sob a Campanha da Perversidade. As etapas dessa Campanha da Perversidade podem ser distinguidas de diversas formas. De maneira provisória, eu lhes sublinharia quatro fases dessa Campanha da Perversidade: 1ª) a colonização; 2ª) a escravidão; 3ª) a ditadura militar; e 4ª) o bolsonarismo.

Em todas essas fases, houve movimentos de resistência e, entre uma fase e outra, existiram curtos intervalos de abrandamento das perversidades. A CFE 2021 insere-se na tradição dos movimentos de oposição à Campanha da Perversidade que, diga-se de passagem, sempre contou com o apoio majoritário das igrejas cristãs.

A CFE 2021 como uma teologia da paz. Nas entrelinhas do texto-base da CFE 2021, nota-se um esforço por recuperar e atualizar uma das tradições bíblicas mais fundamentais: o sonho da paz. Por um lado, a CFE 2021 desmascara e repudia a falsa paz, aquela que é a tranquilidade dos que se regalam à custa da exploração do povo e da terra e que sempre contam com a bênção das igrejas para a lubrificação de seus instrumentos de perversidade, quais sejam, o antropocentrismo, o patriarcado, a heteronormatividade, a misoginia, o racismo, a homotransfobia… Por outro lado, a CFE 2021 resgata e apresenta criativa e comprometidamente o shalom bíblico, isto é, a paz como construção da harmonia cósmica a partir da justiça (Is 32,17).

A Bíblia, no lugar de conceituar o shalom, pinta-o com palavras: as nações e os povos convertendo “suas espadas em relhas de arado e suas lanças, em podadeiras” (Is 2,4), o lobo e o cordeiro habitando juntos, o leopardo e o cabrito dormindo lado a lado, o leãozinho e bezerro vadiando juntos, a vaca e a ursa dividindo a mesma campina e suas crias dormindo juntas, a criança de peito brincando à entrada da toca da cobra e a criança pequena guardando sua mão no interior da toca da serpente… e ninguém faz mal a ninguém (Is 11,6-9).

E se a CFE proclama que “Cristo é nossa paz” (Ef 2,14), é porque reconhece Jesus de Nazaré como um ser humano que, por ter vivido radicalmente essa tradição do shalom, nos aparece como uma grande inspiração a que também nos convertamos em construtores e construtoras da paz.

Como esses dois fios da CFE 2021, o social e o teológico, não se arrematam nem se amarram em um só ponto da colcha, contento-me em terminar dizendo que esses dois fios da CFE 2021 são fortemente fracos e fracamente fortes para alinhavar sonhos e entretecer um mundo novo, a começar por nós.

—————————————————————-

[1] Texto apresentado como mote para uma roda de diálogo durante encontro do CEBI Metropolitano do Recife, em fevereiro de 2021.

* Kinno Cerqueira é pastor batista, biblista e assessor do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) na área de estudos bíblicos. Autor do livro “Curso Básico de Interpretação Bíblica – Chaves para ler a Bíblia”, pelo CEBI Editora

artigo publicado no site do CEBI Pernambuco:

https://www.cebipe.org/o-aspecto-teologico-e-social-da-cfe-2021/

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×