Artigos e Reflexões

Feliz Natal para a humanidade

Por Marcelo Barros*

 

O cântico-convite que introduz a festa de Natal começa dizendo: “Hoje, o Cristo nasceu para nós. Vinde e o adoremos”. A beleza da música e a consolação dessas palavras encantaram gerações. Até que alguém começou a perguntar criticamente quem seriam esse nós destinatários da salvação. É claro que a tradição responde que o Cristo veio para toda a humanidade. Até hoje, ressoa o cântico que segundo o evangelho, os mensageiros de Deus entoaram na noite de Belém: “Glória a Deus no mais alto céu e Paz na terra a todos os seres humanos, aos quais Deus quer bem”. Embora seja uma celebração cristã, o Natal tem uma mensagem que interessa a toda humanidade e especialmente aos mais empobrecidos.

Na primeira noite de Natal, o anúncio do nascimento de Jesus se deu fora dos templos e se dirigiu a pessoas marginalizadas pela própria religião. Hoje, também é importante que a mensagem de paz do Natal atinja a humanidade inteira, independentemente de quem é religioso ou não e seja qual for a sua crença. É um apelo ao amor como opção de vida e um encorajamento de esperança que confirma: esse mundo tem salvação e nós temos que testemunhar isso com nossa vida.

A mensagem de Natal vem de vozes diferentes. Os povos indígenas propõem o Bem-viver como paradigma cultural para toda a humanidade. Os lavradores sem-terra defendem as sementes crioulas e proclamam a água como bem comum que é direito de todo ser vivo. Em nossas cidades grandes, os trabalhadores sem-teto armam acampamentos que são verdadeiras profecias de solidariedade humana. E como diz o papa Francisco, ao lutarem por Terra, Trabalho e Teto, as organizações sociais estão tecendo poesias de esperança para o mundo. São os profetas desse Natal. Por falar no papa, de todos os rincões do mundo, pessoas das mais diferentes religiões e culturas o acolhem como mensageiro divino nesse Natal.  Em uma de suas mensagens de Natal à humanidade, o papa Francisco nos dizia:   “ O Natal costuma ser uma festa ruidosa. Há muito barulho; nos faria muito bem um pouco mais de silêncio para ouvirmos a voz do Amor. (…) Natal é você quando decide nascer de novo, cada dia, deixando que Deus penetre em seu interior. (…) A luz do Natal é você quando ilumina com sua vida o caminho dos outros, através da bondade, paciência, alegria e generosidade. Os anjos do Natal são você quando canta ao mundo uma mensagem de paz, de justiça e de amor. (…) A melodia do Natal é você quando consegue encontrar harmonia interior. O presente de Natal é você quando é verdadeiramente irmão/ã e amigo/a de todo ser humano. O cartão de Natal é você quando a bondade está escrita em suas mãos. A felicidade do Natal é você quando perdoa e restabelece a paz, mesmo que ainda esteja sofrendo. O presépio do Natal é você quando sacia de pão e de esperança o pobre que está ao seu lado. Você é sim a noite de Natal, quando, humilde e consciente, no silêncio da noite, recebe o Salvador do mundo, sem barulhos, nem celebrações. Você é sorriso de confiança e ternura na paz de um Natal perene que estabelece o reino em você. Um feliz Natal para todos e todas que se parecem ao Natal”.

Para você e todos os seus, um Natal renovador.

 

Marcelo Barros, monge, acessor do CEBI e CEBs

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×