Artigos e Reflexões

É Natal : Em Belém nasceu libertação, revolução , esperança

Por Marcos Aurélio dos Santos *

 

“Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.”( Lucas 2:11)

 

Nasceu o menino pobre da esquecida e marginalizada periferia da Galileia. Menino cheio de graça, compaixão, subversão e esperança, filho de camponeses, peregrinos do amor de Jesus, desprovidos de bens, família de refugiados, vítimas das opressões dos poderes da religião e do estado. Nasceu um novo caminho, caminho de esperança e fé para os cansados, libertação dos cativos. De Belém da Judeia vem a simplicidade, a compaixão, a resistência contra as forças ultraconservadoras do sistema dominante na Judeia.

O menino libertador não nasceu em berço nobre rodeado de figuras ilustres, o menino nasceu no estábulo, lugar pouco visitado pelas pessoas. Este relato contado nos Evangelhos é de uma profunda significância. Jesus de Nazaré nasceu entre os pobres e excluídos, como também viveu entre eles. Seu nascimento marcado pela simplicidade, sem o luxo dos palácios e celebrações oficiais no templo, foi uma resposta às forças opressoras de dominação aos pobres, que amargavam o sofrimento provocado pelas lideranças desses poderes. O Messias libertador, que nasce em um contexto de pobreza e exclusão exalta o fortalecimento da voz profética, que segue o caminho dos profetas Hebreus, contudo com profunda autoridade, pois Nele estava a libertação do povo.

O menino pobre de Belém causou medo e alvoroço entre os poderosos do seu tempo, gerando perseguição e infanticídio na Judeia. A fuga de José e Maria como refugiados, trouxe proteção ao menino. Sob orientação do Espírito, seguem uma longa viagem até a pequena cidade de Belém. Ali nasceu a esperança de um povo, que décadas depois, seguem um novo caminho de libertação a partir da pregação das boas novas de alegria.

Hoje, diante das múltiplas opressões em que sofrem o povo de Deus, urge encontrar Jesus no rosto das meninas e meninos. Pequeninos e pequeninas que estão nos mesmos lugares onde Jesus viveu. Nas favelas e periferias dos centros urbanos onde a maioria está sujeita à violência, opressão e fome, como também nas comunidades rurais e ribeirinhas. O menino Jesus também está no rosto dos que pedem esmolas nas calçadas, nos que dormem debaixo de viadutos e nos bancos das praças.

O menino Jesus tão celebrado nas festas de Natal com mesas fartas e celebrações pomposas nos templos de luxo e em muitos outros lugares, certamente só poderá ser encontrado nos rostos dos que insistimos em rejeitá-lo.

Chegou o Natal.

Segue a utopia Natalina do subversivo de Nazaré.

* Teólogo popular, membro do CEBI RN e das  CEB’s.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×