Artigos e Reflexões

Deus e a humanidade em um ano novo

As pessoas esperam em Deus, como o menino na prova do final de ano

Por Marcelo Barros

É normal que no começo de cada ano, as pessoas renovem os seus votos de feliz ano novo. É verdade que o ano judaico começa em setembro; o ano chinês, muçulmano e andino, cada um, em datas diferentes. No entanto, a cultura ocidental se impôs. No mundo inteiro, o 1º de janeiro é considerado o começo do ano civil. Religiões e tradições populares se inserem nessa realidade. Videntes fazem previsões e as comunidades negras enchem as praias com lindas oferendas a Iemanjá.

Parece que no “salve-se quem puder”, instituído pelo individualismo capitalista, cada um se agarra com a divindade que pode para escapar do pior e ter algum sucesso na luta pela sobrevivência. As pessoas esperam em Deus, como o menino que, na prova do final de ano, escreveu que Paris é capital da Inglaterra e pediu a Deus para ganhar uma nota boa. Deus nem teve como dizer ao menino que esse milagre nem Ele, a quem chamam de todo-poderoso, pode fazer.

Há alguns anos, agências norte-americanas de notícias informaram que, em um tribunal dos Estados Unidos, Ernie Chambers, senador democrático por Nebraska, tinha aberto um processo criminal contra Deus. A acusação era que Deus provoca terremotos, furacões, guerras e nascimentos de crianças com má formação. Também Deus teria distribuído documentos, considerados sagrados, que transmitem medo e insegurança às pessoas, só com o objetivo de conseguir obediência total e servil. O processo caminhou até o Tribunal de Justiça, mas o Juiz, encarregado do processo, respondeu que não poderia abrir o processo: “Se o senhor não tem endereço postal do acusado e um número de telefone com o qual possamos nos colocar em contato com ele, não temos como convocá-lo a uma audiência e julgá-lo”.

Isso nos lembra que, nestes dias do começo de janeiro, no Centro-oeste e em várias regiões do Brasil, os grupos de folias de Reis cantam “Deus vos salve, casa santa, onde Deus fez a morada, onde mora o cálix bento e a hóstia consagrada”. Conforme estes devotos, o endereço de Deus é a casa dos companheiros, o lugar dos pousos e da alegria da festa dos Santos Reis que foram os primeiros intelectuais do mundo a cultuar a Deus, através do menino Jesus que, conforme a tradição, acabara de nascer.

A intuição que estes pobres transmitem ao mundo em suas canções é que Deus não é todo poderoso e culpado de tudo o que acontece. Se fosse assim, eles culpariam a Deus de tantos sofrimentos e desventuras de suas próprias vidas. Ao contrário, agradecem a Deus por estar sempre com eles na resistência. O padre Ernesto Balducci, filósofo e espiritual italiano, dizia com convicção: “Enquanto não renunciarmos à idéia de um deus onipotente, não compreenderemos o que é o Natal”.

De fato, o mundo está cansado de guerras e violências, cometidas em nome de Deus. Esta imagem clássica de um Deus todo-poderoso, responsável por tudo o que acontece e sem o qual nada acontece, merece mesmo a acusação e o processo do senador Chambers. Antes dele, o escritor José Saramago tinha escrito ao 2º Fórum Social Mundial protestando contra todas as mortes cometidas em nome da religião e da fé. Em pleno século XXI, em nome de Deus, grupos católicos e evangélicos fazem cruzadas, querem impor os seus dogmas como se fossem de Jesus e justificam o que dizia o cineasta Woody Allen: “Deus deve ser um cara bom, mas os amigos dele, eu não recomendaria a ninguém”.

Em um livro de meditações cotidianas, o irmão Roger Schutz, que foi pastor evangélico, fundador da comunidade ecumênica de Taizé, deixou claro: “Deus não castiga ninguém. Deus só pode amar e só ama. Se não, não seria Deus”.

Na realidade, Jesus transformou a imagem de Deus e, “ao derrubar do trono os poderosos”, como cantou Maria, sua mãe – neste sentido, parece até que Herodes tinha razão de temer – derrubou também o próprio trono de Deus. Atualmente somos todos chamados a nos tornar crianças para aprender de Jesus a espiritualidade dos reis.

O Evangelho insiste na infância espiritual e na alegria das bem-aventuranças. Muitas vezes, a tradição ocidental fixou-se em métodos de espiritualidade que tornam as pessoas sérias demais, artificialmente adultas. O Mestre Eckhart, místico medieval, ensinava que “cada um de nós tem uma dimensão mística. Esse ser místico é a criança que existe dentro de nós”. Sta Mectildes, abadessa medieval, ensina: “Deus conduz a criança que existe dentro de nós de maneira maravilhosa. Deus leva a alma a um local secreto e brinca com ela. Deus afirma: “Eu sou teu companheiro de brinquedos. Tua infância é a companhia para meu Espírito. Conduzirei a criança que existe em ti nas formas mais maravilhosas, pois te escolhi”1.

Não é esta uma boa descrição das folias de Reis? Milton Nascimento canta: “Dentro de mim mora uma criança, um moleque. Quando em mim, o adulto fraqueja, a criança vem e me dá a mão”.

Marcelo Barros
Marcelo Barros é monge beneditino e teólogo especializado em Bíblia. Atualmente, é coordenador latino-americano da Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo (ASETT). Assessora as comunidades eclesiais de base e movimentos sociais como o Movimento de Trabalhadores sem Terra (MST). Tem 45 livros publicados dos quais está no prelo: “O Evangelho e a Instituição”, Ed. Paulus, 2014. Colabora com várias revistas teológicas do Brasil, como REB, Diálogo, Convergência e outras. Colabora com revistas internacionais de teologia, como Concilium e Voices e com revistas italianas como En diálogo e Missione Oggi. Escreve mensalmente para um jornal de Madrid (Alandar) e semanalmente para jornais brasileiros (O Popular de Goiânia e Jornal do Commercio de Recife, além de um jornal de Caracas (Correo del Orinoco) e de San Juan de Puerto Rico (Claridad).
Foto- legenda /crédito: Evangelho insiste na infância espiritual e na alegria das bem-aventuranças (Pixabay)
Artigo publicado no Portal Dom Total

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×