Artigos e Reflexões

Defender o retorno da ditadura é torturar o Cristo, é levá-lo ao flagelo e morte novamente

Por Marcos Aurélio dos Santos *

 

A ditadura militar no Brasil ficou marcada na história como um período de horrores e medo. Foram tempos sombrios, chamados anos de chumbo, tempos de opressão, tortura e morte. Muitos foram assassinados, muitos corpos até hoje nunca foram encontrados, algumas das vítimas dessa cruel ditadura estão vivos para contar suas histórias, contam sobre cenas de desespero e horror, pessoas que resistiram às torturas em seus corpos e mentes, ainda que, carregando em suas vidas fortes sequelas das diversas crueldades que sofreram. Pensar que muitos líderes de Igrejas cristãs apoiaram a ditadura, a ponto de entregarem seus irmãos e irmãs de fé para as forças de repressão do governo nos causa tristeza e indignação. Traidores do Cristo!

O AI-5 foi um mecanismo fascista que buscou impor uma ditadura aos direitos do povo. Permitia fechar o congresso, cassar mandatos políticos, reprimir a imprensa, prender e torturar os subversivos, instrumento de fortalecimento do DOI-CODI, lugar onde aconteciam torturas e em muitos casos, mortes. Os alvos foram os opositores políticos, imprensa, uma repressão a todos que fossem considerados subversivos aos olhos do governo. O AI-5 foi um mecanismo próprio dos que odiavam a vida, que desprezavam o bem e a paz entre as pessoas, dos que exaltavam a barbárie, dos se esforçavam na prática da desumanização da sociedade. Preferiam torturar e matar, isso em nome da “pátria amada” e de Deus.

É preciso dizer que os seguidores do Cristo devem trilhar por outro caminho. Caminho de libertação que exalta a paz, a democracia e a justiça. Como voz profética, devemos denunciar o avanço do mal com corageme e fé. Ora, por ventura Cristo não sofreu as mesmas opressões sofridas pelos nossos irmãos e irmãs nos anos de chumbo? Por ventura o Cristo não foi preso, torturado e assassinado por seus opositores? Jesus sofreu o flagelo, método de tortura aplicado aos inimigos do império, no caminho do gólgota, sofreu os horrores da crucificação, a maneira mais cruel de execução dos inimigos de Roma.

Jesus foi vítima de um sistema opresor que torturava e assassinava seus opositores. Seu movimento de libertação foi uma ameaça a esse sistema, que olhava para Jesus com temor e ódio. Jesus foi uma ameaça aos poderosos, expôs as víceras de um sistema corrupto e opressor, que explorava os pobres, gerando uma profunda desigualdade social, sobretudo na exploração dos trabalhadoras e trabalhadores camponeses, na cobrança de impostos abusivos e o desprezo pelos doentes, viúvas e outras minorias oprimidas.

Em tempos sombrios em que vive o país, é preciso questionar sobre qual o posicionamento de grande parte dos cristãos quanto às declarações do governo Bolsonaro em favor da ditadura, sua arrogância junto a imprensa, sobretudo seus ataques às instituições democráticas, sua bajulação, amizades e exaltação a ditadores. É preciso perguntar de que lado estamos, do Cristo torturado e assasinado, ou dos que exaltam a tortura, violência e morte? A quem estamos seguindo?

 

*Integra o CEBI Rio Grande do Norte

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×