Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Construir a Esperança – Seu voto,seu valor !

Construir a Esperança – Seu voto,seu valor !
14 de novembro de 2020 Comunicação

Uma contribuição do

Movimento dos Trabalhadores Cristãos de Minas Gerais – MTC MG

1 – Seu voto pode ser o primeiro passo para começar a mudar uma realidade ruim: falta de moradia, de saneamento básico, aumento da violência urbana, transporte coletivo de má qualidade, falta de escolas, de creches e hospitais.

2 – Pense: o prefeito é SERVIDOR e não, “Benfeitor”. Ao escolher auxiliares, construir escolas e obras públicas, cumpre sua obrigação. Não é favor e ele não usa dinheiro do próprio bolso; está aplicando os impostos que você paga.

3 – Saiba o que um vereador deve fazer: ele (ou ela) fiscaliza o prefeito e seus secretários, elabora leis, define prioridades. Precisa ter capacidade para fazer boas leis e independência para fiscalizar o Executivo.

4 – Eleição não é loteria. Voto errado é prejuízo certo para todos. Investigue os candidatos. É novato? Veja se é participativo, alguém que se interessa pelas causas sociais. Pleiteia a reeleição? O que ele fez: defendeu os interesses da comunidade ou seus próprios interesses e dos amigos?

5 – Fique atento às propostas e aos gastos de campanha – quem promete mundos e fundos, engana o eleitor. Só acredite em propostas viáveis. Quem esbanja na campanha, vai querer recuperar o que gastou; ou vai ficar comprometido com quem o financiou.

6 – Acompanhe a atuação dos partidos – partido confiável é o que se alinha sempre com as causas do povo. Não merece votos o que trai os interesses da população.

7 – Fiscalize a atuação dos eleitos – cidadania não se esgota no voto. Tão importante como votar bem é acompanhar as ações dos eleitos. Faça sugestões, cobre promessas de campanha, questione quando for o caso.

8 – Defenda-se das fake news. Não se deixe enganar por essa praga que espalha mentiras nas redes sociais, confunde as pessoas e traz resultados maléficos, principalmente nas eleições.

PENSE BEM. ESCOLHA CERTO. NÃO VOTE SEM PENSAR. NÃO ANULE SEU VOTO. NÃO ABRA MÃO DO SEU DIREITO.

Movimento de Trabalhadores cristãos – MTC/Equipe de Base Nossa Senhora das Graças – Sete Lagoas MG.  Adaptação do texto: Construir a Esperança: Os dez mandamentos do bom eleitor.