Artigos e Reflexões

Chaves de leitura para compreender o livro de Provérbios (Parte I)

Por Carlos Alberto do Nascimento*

O livro de Provérbios traz uma leitura muito atual, bem próxima da realidade que nós vivemos hoje. Ele resgata toda dimensão profética que é o cuidado com a vida dos pobres, com a justiça, com o faminto e com o indigente. Queridos amigos (as) para compreender a sabedoria de Provérbios é preciso caminhar nos cinco eixos fundamentais para a compreensão do Livro.

Vale ressaltar que o livro resgata a sabedoria de um povo que olha a sua realidade e vê o que leva à destruição e o que mata as futuras gerações, que devem acolher estas “sentenças” (Pr 4,20).

Quando a comunidade se reúne para ler, estudar e rezar o texto de Provérbios, descobrirá que Deus passa pela experiência de vida da nossa sociedade. A sabedoria nasce da nossa vida, com o nosso povo e Deus vê quem chora e sente dor (Ex 3,7).

Amigo(a), quando nos deixamos moldar pelo livro de Provérbios estamos reconstruindo o texto. Veja algumas chaves de leitura que podem nos ajudar a compreender o livro Provérbios:

Vida: Pr 2,10;  3,18;  8,35;

Pobre: Pr 10,15; 13,23;  14,31;

Justiça: Pr 8,18; 10,2; 13,23;

Devemos gritar para que a sabedoria seja ouvida a partir dos pequenos e excluídos (Pr 1,20-21)! Quando descobrimos o sentido do texto, ele vai abrindo a nossa mente para a sabedoria, nos ajudando a viver melhor com base nas experiências de leituras em nossa vida.

 

*Agente de Pastoral da Paróquia São José Canaã, leigo da Diocese de Itapipoca e integra o CEBI Ceará.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×