Artigos e Reflexões

Ao devolvermos o corpo do profeta Pedro à Terra-mãe [Marcelo Barros]

O salmo 139 diz:

“Não te eram ocultos os meus ossos,

Quando, em segredo, eu estava sendo formado,

E o meu corpo era tecido nas profundezas da terra (verso 15).”

Essas palavras refletem a convicção antiga do povo bíblico de que o ser humano era concebido no útero materno, depois era misteriosamente assimilado pela terra que lhe assegurava os ossos e devolvido ao útero materno quando o ventre começava a crescer.

Apesar de que esta crença nos pareça mítica e distante, contém esta intuição que a ciência contemporânea descobriu que nossos ossos contêm elementos químicos que estão na terra e em outros planetas.

As espiritualidades indígenas, de tal forma, retomam esta visão que afirmam que, ao sepultarmos nossos entes queridos, nós os plantamos na mãe Terra. E Pedro quis ser enterrado no cemitério indígena dos karajá às margens do Araguaia, debaixo de um imenso pequizeiro e diante de uma grande cruz de madeira, que nos traz o martírio de muitos povos indígenas, para os quais a Cruz trazida pelos conquistadores foi instrumento de morte, violência e genocídio cultural e religioso. Pedro viveu a maior parte de sua vida no cruzamento destas duas hastes, a vertical na qual Deus se identifica com as vítimas da colonização e do capital e a haste horizontal que exige como palavra divina: Fazer descer da cruz os oprimidos e descolonizar a fé e as religiões.

Pedro, querido irmão e mestre, não sei se conseguiria estar aí presente com os irmãos que plantam seu corpo. De todo modo, mesmo de longe, te planto para sempre em minha vida. E te ofereço não apenas simbolicamente minha pele, meus pés, meu pensamento e minha voz. Os dias que me restam viver quero consagrá-los a continuar a missão que nos é comum. Agora que estás na plenitude do reino, junto com meus outros mestres e mestras do coração, saibas que aprendi de ti a espiritualidade dos mártires da caminhada e quero ser um deles. Aprendi de ti a espiritualidade ecumênica e prometo viver cada palavra de fé nela mergulhado. E continuarei sim a lutar por uma Igreja profética do amor que não permite hierarquias sagradas e diferenças de consagração entre irmãos e irmãs batizados. Obrigado por me ensinar isso e seguimos juntos na comunhão dos santos e santas. Dá meu abraço a Tomás, a Dom Helder, Dom José Maria, Dom Fragoso, Dom José Gomes, Mãe Stella, as irmãs Agostinha e Maria Letícia e tantos outros da nossa família ampliada que estão juntos contigo.

Fico ruminando no coração a consolação de Jesus: “Filhinhos, no mundo sempre tereis aflições. Coragem. Eu venci o mundo” (João 16, 33)

Marcelo Barros é Monge Beneditino e assessora o CEBI

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×