Artigos e Reflexões

A respeito da festa de hoje

Por  Marcelo Barros *

Queridos irmãos e irmãs,

Esta festa de São Pedro me recorda que há 20 anos, eu estava na noite de São Pedro, hospedado com minha querida Mãe Stella de Oxóssi e minha amiga Cleo Martins, no Opô Afonjá no bairro de São Gonçalo em Salvador. E naquela festa de Xangô, uma senhora tomada por Iansã me escolheu como Ogã e homens da comunidade me levaram nos ombros até a Yalorixá (Mãe Stella de Oxossi) que me suspendeu como Ogã de Iansã, mesmo se o meu Orixá é Ayrá.

Eu nunca imaginei isso e tinha antes de tudo aprofundar o que significava para mim aceitar aquela consagração. – Ali eu estava para fazer o caminho contrário do Cristianismo colonizador que se apossa do outro e se impõe. Eu queria aprofundar o caminho de uma espiritualidade cristã a partir das tradições negras e da religião dos Orixás. Eu tinha me encontrado com o padre François de l’Espinay no começo da década de 1980 em Salvador. E como padre, ele tinha se inserido no Candomblé do Alaketu e era Obá de Xangô. Era amigo da Mãe Olga de Alaketu que o acolheu no Candomblé, assim como acolhia o meu amigo Dom Timóteo Anastácio, abade do Mosteiro de São Bento da Bahia. Ambos, de modo diverso e em níveis também diversos, faziam com o Candomblé o mesmo caminho que alguns monges beneditinos europeus como Henri de Saux, Dom Bede Griffis e outros ao se tornaram Sanyasins hindus na Índia, tinham vivido com o Hinduísmo desde os anos 1950 ou 1960 até  a sua morte. Mas, será que eu poderia me comparar com um desses santos monges místicos? Tinha conhecido o grande teólogo e espiritual Raimon Panikkar, filho de pai hindu e mãe espanhol e que como padre se veste de monge hinduísta e mora na Índia. Ele diz: “No meu caminho de vida, comecei como cristão, me tornei hinduísta e me descobri que assim me tornei mais cristão ainda”. Seria possível viver isso com o Candomblé?

– Além das dificuldades de  morar no interior de Goiás e coordenar uma comunidade beneditina que precisava de minha presença lá em Goiás, eu sabia que sobre minha inserção no Candomblé havia algumas discordâncias entre irmãos na minha comunidade e também o assunto não era unânime na própria comunidade de Mãe Stella. Tinha, então, de caminhar devagar para poder avançar mais.

De lá para cá, Deus e a vida me conduziram por um caminho que me trouxe mais a uma vida eremítica tanto em relação à vocação de monge beneditino cristão, como em relação à inserção no Candomblé. No entanto, eu me sinto consagrado e banhado pelas águas que vêm dos dois rios diferentes e desaguam no mesmo rio da minha vida.

Nestes dias, sofro com o racismo religioso e a perseguição que se acentua a cada dia contra os templos e comunidades de religiões negras. Nestes dias, a polícia de Goiás usou como pretexto a perseguição ao fugitivo Lázaro Barbosa e invadiu e profanou diversas casas de Candomblé e Umbanda na região do DF e Goiás. Ontem, mataram o Lázaro, como queima de arquivos e assim ele não denunciará os milicianos e fazendeiros que o contratavam para matar. E tudo continuará igual. Outros Lázaros surgirão para a polícia matar. E novas oportunidades surgirão para desrespeitarem casas religiosas de tradição afro. A menos que pastores e fiéis das Igrejas cristãs condenem tal modo de agir como sendo iníquo e contrário ao evangelho de Jesus que sempre defendeu acima de tudo a vida, protegeu os pequeninos e, acolhendo a todas as pessoas, se abriu a outras religiões e culturas.  Viva São Pedro. Viva Xangô Agodô.

 

*Monge beneditino, assessor do  CEBI

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×