Por Carlos Alberto do Nascimento*
O livro de Provérbios traz uma leitura muito atual, bem próxima da realidade que nós vivemos hoje. Ele resgata toda dimensão profética que é o cuidado com a vida dos pobres, com a justiça, com o faminto e com o indigente. Queridos amigos (as) para compreender a sabedoria de Provérbios é preciso caminhar nos cinco eixos fundamentais para a compreensão do Livro.
Vale ressaltar que o livro resgata a sabedoria de um povo que olha a sua realidade e vê o que leva à destruição e o que mata as futuras gerações, que devem acolher estas “sentenças” (Pr 4,20).
Quando a comunidade se reúne para ler, estudar e rezar o texto de Provérbios, descobrirá que Deus passa pela experiência de vida da nossa sociedade. A sabedoria nasce da nossa vida, com o nosso povo e Deus vê quem chora e sente dor (Ex 3,7).
Amigo(a), quando nos deixamos moldar pelo livro de Provérbios estamos reconstruindo o texto. Veja algumas chaves de leitura que podem nos ajudar a compreender o livro Provérbios:
Vida: Pr 2,10; 3,18; 8,35;
Pobre: Pr 10,15; 13,23; 14,31;
Justiça: Pr 8,18; 10,2; 13,23;
Devemos gritar para que a sabedoria seja ouvida a partir dos pequenos e excluídos (Pr 1,20-21)! Quando descobrimos o sentido do texto, ele vai abrindo a nossa mente para a sabedoria, nos ajudando a viver melhor com base nas experiências de leituras em nossa vida.
*Agente de Pastoral da Paróquia São José Canaã, leigo da Diocese de Itapipoca e integra o CEBI Ceará.