CEBI em destaque

CEBI-AM e CRB promovem formação sobre “Leitura Bíblica no chão Amazônico”

via CEBI-AM*

A formação “Leitura Bíblica no chão amazônico” foi promovida pela Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB Regional Amazonas/Roraima, em parceria com o Centro de Estudos Bíblicos – CEBI Região Amazônica. O evento foi realizado nos dias 06 e 07 de julho, na Inspetoria Salesiana Laura Vicuña, em Manaus/AM. Dos 50 participantes, 18 era integrantes do CEBI. A formação teve como assessora a Ir. Tea Frigerio.

Estudos e leitura bíblica

No primeiro dia da formação, realizou-se o aprofundamento do texto de Paulo em Rm 8, 18-27.

Neste texto, o autor visualiza três gemidos: da criação, da humanidade e do Espírito. Foram realizados trabalhos em grupo no sentido de buscar compreender o texto a partir do chão da realidade em que foi escrito para depois aproximar dos desafios dos dias atuais.

Durante o dia, abordou-se sobre a leitura bíblica comprometida com as causas amazônicas, em diálogo com os povos e culturas. Na busca de novos caminhos para a Igreja, e para uma Ecologia Integral, manteve-se sintonia com a proposta do Sínodo para a Amazônia.

Para Ir. Tea Frigério, “o texto bíblico tem que ser constantemente reescrito, a partir do nosso chão, e nos faz perceber coisas que antes não percebíamos”.

O Sínodo da Amazônia nos impulsiona para agir a partir do nosso chão, em um processo constante de escuto, iluminado pelo texto bíblico.

Ao longo do segundo dia de formação, realizaram-se trabalhos em grupo aprofundando alguns mitos: o da terra sem males e o mito da Arca de Noé.

Abrindo-nos a uma leitura que possibilite desconstruir o patriarcado e a reconhecer a vida que brota da ação de Deus na história. A leitura não fundamentalista possibilita-nos a conversão que precisamos fazer: da libertação. O sagrado é a vida. 

A formação encerrou-se com a esperança e motivação dos participantes em multiplicar o que aprenderam e partilharem em seus grupos e comunidades.

Partilha de Diego Gomes Aguiar, CEBI-AM.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×