por Wania Scarpetto*
O Curso de Bíblia por Correspondência (CBC), promovido pelo CEBI, é um importante programa de formação devido ao rico material sobre Uma Introdução à Bíblia. Foi publicado em formato de 8 volumes e de 13 módulos. Este curso tem sido um grande desafio devido às dificuldades que as pessoas encontram em realizar um curso à distância, uma vez que exige tempo e dedicação para o estudo. Muitos iniciam o curso, mas acabam se perdendo pelo caminho e não dando continuidade. Outras pessoas seguem seu propósito e realizam o curso, concluindo com entusiasmo.
Um exemplo destas pessoas que perseveraram até o final do curso, e colhem seus frutos, é o professor de história Pedro Alves, morador de Cascavel-PR e agente de pastoral da Igreja Católica. Foram dois anos de estudo, 2017 e 2018.
Leia o relato sobre o Curso de Bíblia por Correspondência:
Sou leigo engajado na Paróquia São Cristóvão, cidade de Cascavel/PR, cidade onde resido há 25 anos. Por muito tempo, sentia a necessidade de realizar um curso bíblico para responder a inúmeras dúvidas, visando ter uma compreensão mais apurada da história do povo de Deus.
Para minha feliz surpresa, Deus colocou o Centro de Estudos Bíblicos – CEBI em minha vida. Para viver minha espiritualidade, sei que não é necessário conhecimento científico ou intelectual, mas o desejo particular que eu sentia de entender um pouco mais a Bíblia, tem a ver diretamente com a necessidade da atuação pastoral em minha comunidade, onde desempenho algumas atividades como leigo.
Assim, destaco os principais pontos em que o CEBI foi para mim tão relevante:
- Primeiro, com uma linguagem didaticamente acessível, o material põe o estudante frente a frente com toda a história do povo de Deus, da criação à experiência com Jesus ressuscitado.
- Segundo, os oito volumes do curso trazem uma visão histórica de acessível compreensão, fomentando o interesse pelo aprofundamento diário da Bíblia.
- Terceiro, a riqueza das citações bíblicas, bem como as atividades de fixação aproximam o estudante do contexto da época, possibilitando o aprofundamento conforme a aspiração e necessidade de cada pessoa.
- Quarto, ao terminar o curso, a sensação não é de tê-lo concluído. Não me sinto satisfeito! Explico: a necessidade é de continuar me aprofundando, ou seja, este Curso Bíblico do CEBI aguçou o interesse por buscar novos conhecimentos.
- Quinto, muito além do aspecto cronológico, factual, destaco o sentido da revelação espiritual, despertado através da prática oracional.
Mas acredito que o legado essencial deste curso, por meio do material elaborado por Ildo Bohn Gass* e pelo acompanhamento de Wania Scarpetto, coordenadora do CEBI-PR, seja o conhecimento e compreensão da história do povo de Deus na perspectiva de um projeto de salvação. Algumas etapas dessa história chamaram a minha atenção: toda a história do povo de Israel, numa relação intrínseca entre a Antiga e a Nova Aliança; a caminhada pelo deserto rumo à Terra Prometida; o envio do Messias e o anúncio do Reino de Deus; a vida pública de Jesus, sua pregação, morte e ressurreição e principalmente o fato de podermos viver vigiando e preparando o caminho do Senhor.
Em outras palavras, para além da documentação histórico/religiosa, está a inspiração, a revelação de Deus em minha vida, me fazendo repensar, compreender e replanejar minha trajetória como discípulo de Jesus Cristo que está aqui, vivo, verdadeiro, conduzindo e tornando mais leve a cruz nos desafios diários. Isso é não é pouco. E devo isso tudo ao CEBI.
–
Partilha de Wania Scarpetto, coordenadora do CEBI-PR.
*Ildo Bohn Gass é biblista popular, assessor de grupos e comunidades, e escritor de livros pelo Centro de Estudos Bíblicos (CEBI). Clique aqui para conhecer os livros publicados pelo autor.