Frei Carlos, com sua experiência e sabedoria, fez-nos passar por questões sobre a lição dos profetas e a missão das comunidades no compromisso com a vida e, apesar de muitas vezes nos sentirmos desanimados e até enfraquecidos na fé, os profetas nos mostram caminhos de renovação da esperança, pois apesar de todo sofrimento, não podemos nos esquecer, que amanhã será um novo dia.
Frei Carlos abordou ainda os dez passos da ação profética que resiste e recupera a esperança. Iluminou-nos com uma nova leitura da natureza, onde podemos redescobrir o amor eterno de Deus e presente no meio de nós, perpassando por caminhos percorridos pelos profetas Jeremias e Isaías. Como ponto de chegada. Frei Carlos abordou a vida Jesus, a sua nova maneira de viver e anunciar a boa nova de Deus. Assim, entre cantos, sorrisos, encontros, abraços e oração, fizemos deste dia uma vivência comunitária agradável.
O encontro reuniu grupos do CEBI de várias regiões ao redor de Campinas: Americana, Campinas, Cordeirópolis, Cosmópolis, Hortolândia, Itatiba, Nova Odessa, Morungaba, Rio Claro, Socorro, Sumaré, como também, do CEBI grande São Paulo. Do sul de Minas, estiveram presentes as cidades de Cambuí e Itapeva. No total, estavam presentes 122 pessoas.
A partir dos profetas, Frei Carlos nos ensinou que a esperança no Deus da vida deve nascer a cada dia como o sol que se abre a cada manhã. A cada novo dia somos convidados a abrir novos caminhos para reencontrarmos a esperança e forças para seguir a missão. Por isso, devemos esperar, resistir e cantar.
Erivaldo Silva
Assessor e Coordenador do CEBI-Campinas